Menu
sábado, 24 de outubro de 2020
No IFSC/São Carlos

“A Caminho de Marte” é o tema do encontro “Ciência às 19 Horas”

02 Jul 2018 - 07h17Por Redação
“A Caminho de Marte” é o tema do encontro “Ciência às 19 Horas” - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

“A Caminho de Marte” é o título da palestra que ocorrerá neste próximo dia 3 de julho, a partir das 19 horas, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas” (IFSC/USP), integrada em mais uma edição do programa “Ciência às 19 Horas”, organizado pelo Instituto de Física de São Carlos, em parceria com a Embrapa Instrumentação, tendo como palestrante o físico Ivair Gontijo, pesquisador no Jet Propulsion Laboratory da NASA (EUA).

A principal missão de Ivair Gontijo no Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, Califórnia, foi trabalhar no projeto Mars Science Laboratory (MSL), que enviou o jipe Curiosity para Marte. Na verdade, o MSL não tinha ninguém que soubesse trabalhar com radiofrequência, ou que tivesse uma visão ampla para mexer não só com física dos semicondutores dos dispositivos eletrônicos, como também colocar tudo aquilo numa caixa, transformando o conjunto em um dispositivo (transmissor de radar) que pudesse ser integrado com o resto da espaçonave norte-americana. Foi assim que Ivair passou a gerenciar um grupo de técnicos só para essa finalidade.

E foi sob seu gerenciamento que a equipe construiu o radar que mais tarde iria controlar a descida do jeep Curiosity (com um peso de 900 Kg) em Marte. Se esse equipamento não funcionasse, o resto seria irrelevante, porque tudo isso iria se transformar em um monte de lixo depositado em Marte. O Curiosity tinha que descer, custasse o que custasse e a missão do radar foi medir a altura que o Curiosity estava do solo marciano, bem como indicar a velocidade de descida. Sem essas medidas, todo equipamento iria descer de uma forma descontrolada e iria virar um monte de ferro velho na superfície do planeta vermelho.

O relato dessa experiência foi o mote para uma primeira palestra que Gontijo realizou no IFSC/USP, em Junho de 2014.

Agora, passados cerca de quatro anos, Ivair Gontijo volta ao “Ciência às 19 Horas” para fazer um relato da sua trajetória do interior de Minas Gerais até o Jet Propulsion Laboratory, um dos mais sofisticados laboratórios da NASA.  Muitas fotos e vídeos mostrarão detalhes fascinantes dos bastidores do projeto do Curiosity, lançamento e operação do mais complexo veículo robótico já enviado para outro mundo e serão abordados também os próximos passos na exploração de Marte.

A missão Mars2020 está em fase de implementação e irá enviar para Marte um novo veículo para coletar amostras com possíveis traços de material orgânico e procurar evidências de vida, dando-se assim os próximos passos no caminho para colocar seres humanos no planeta vermelho.

Nesta edição do programa “Ciência às 19 Horas”, Ivair Gontijo lançará seu livro que tem o título de sua apresentação – “A Caminho de Marte”.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias