sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

8ª Conferência Municipal de Assistência Social acontece nesta sexta-feira

03 Ago 2011 - 22h05
0 - 0 -

Com tema "Consolidar o SUAS e valorizar Seus Trabalhadores", acontece nesta sexta-feira (5), a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento é promovido pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio do Sesc, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A conferência será realizada no Sesc São Carlos, a partir das 9h, com a presença de Valéria Bonelli, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

De acordo com a secretária de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes, a Conferência Municipal é muito importante para o êxito do Sistema Único de Assistência Social. Consolidar o SUAS e valorizar trabalhados que atuam na execução da política pública na área são mecanismos para a garantia dos direitos sociais, o que enfatiza a necessidade de estabelecer discussões. Nesse âmbito, o evento levantará propostas que poderão ser discutidas nas demais conferências, sendo que a Nacional está prevista para o período de 7 a 10 de dezembro, em Brasília.

Entre os principais fatores a serem discutidos, se encontram os que foram levantados durante as pré-conferências realizadas no município, em julho, com atividades diferenciadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS's) de quatro regiões da cidade, e ainda em Santa Eudóxia.

As pré-conferências permitiram à população interessada conhecer e contribuir com as discussões sobre a cidadania em São Carlos, além de ter sido realizada a eleição do Conselho Gestor do CRAS, grupo que auxilia no dia a dia o trabalho dos centros, propondo melhorias e novas ações para a Secretaria. E ainda, o Conselho Gestor, de acordo com a secretária, é o responsável por levar as propostas do município para o Estado e também para a Conferência Nacional.

Para Rose Mendes, "a assistência social é uma política que deve estar envolvida com a transformação da sociedade, principalmente na área de combate à pobreza", disse.

A secretária ressaltou, ainda, a importância dos usuários dos serviços, que são os que mais podem dar sugestões, apontarem críticas, ajudando a aperfeiçoar o trabalho.

Jornal do MDS - A edição de julho do Jornal do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Governo Federal, contemplou a Secretaria de Cidadania e Assistência Social de São Carlos em uma de suas reportagens. A edição, que abordou especificamente as conferências em âmbito municipal, estadual e nacional e o SUAS, entrevistou a secretária Rose Mendes sobre a mobilização da cidade para o evento, bem como, algumas ações locais para promover a cidadania. Com base na reportagem, São Carlos já iniciou o trabalho de mobilização voltado para os profissionais da assistência social, com técnicos que avaliam os CRAS's e CREAS's da cidade, promovendo a interação entre usuários e trabalhadores.

SUAS - O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) visa estabelecer ações organizadas por meio das demandas e necessidades de cada território, principalmente os mais vulneráveis e frágeis, tendo a família como foco. O serviço também possui como características a gestão compartilhada, ser financiado pelos âmbitos municipal, estadual e nacional, de acordo com as atribuições e competências de cada um. Além disso, o SUAS pode ser considerado uma política de recursos humanos, que gera informação, monitoramento e avaliação e conta com a participação da sociedade civil.

Leia Também

Últimas Notícias