quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

6º Ecoponto em São Carlos entra em funcionamento no Jardim Medeiros

10 Jul 2012 - 11h09
0 - 0 -

São Carlos acaba de ganhar o 6º Ecoponto. A unidade já iniciou as operações na esquina das ruas Aristodemo Pelegrini e João Genovez, no Jardim Medeiros. Era uma demanda antiga dos moradores da região, que reclamavam do descarte irregular de entulhos.

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, Paulo Mancini, o Ecoponto foi construído graças a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público e a Nosso Teto Empreendimentos, que investiu aproximadamente R$ 45 mil. 

"Por sugestão da Prefeitura, uma compensação ambiental que deveria ser feita pela empresa foi substituída pela construção do Ecoponto, que para a região do Medeiros é estratégica, pois existe muito descarte irregular de entulho", comentou Mancini.

Como os demais cinco Ecopontos, a nova unidade será administrada pela Coopervida, que recebe subsídio para a manutenção do local, que disponibilizará um catador para administrar os descartes.

O Ecoponto vai receber pequenos volumes de resíduos da construção civil, até 1m³. Esse material é separado e acondicionado em caçambas para a destinação final dos resíduos, que podem ser usados na Usina da Prohab.
Restos de tijolos, telhas, material cerâmico, concreto, restos de tubulação, argamassa, sofás, fogões, geladeiras, papel, vidro, metal e plástico são os materiais que serão aceitos no Ecoponto. 

"Temos a coleta seletiva, que abrange 80% da cidade e os Ecopontos são mecanismos importantes para a Prefeitura seguir com a sua política de descarte responsável dos resíduos sólidos", esclareceu Mancini.

http://media.saocarlosagora.com.br/uploads/ecoponto003.jpg

Leia Também

Últimas Notícias