quinta, 28 de março de 2024
Inclusão

5º Conferência Municipal LGBTQIAP+ encerra a Semana da Cidadania

Durante o evento, participantes aprovaram após debates, várias propostas para a diversidade sexual

29 Jun 2022 - 12h55Por Redação
5º Conferência Municipal LGBTQIAP+ encerra a Semana da Cidadania - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

No último sábado, 25, na Fundação Educacional São Carlos (Fesc) da Vila Nery, foi realizada a 5º Conferência Municipal LGBTQIAP+.

O evento fez parte da programação da Semana da Cidadania LGBTQIAP+, uma realização da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, com apoio do Conselho Municipal da Diversidade Sexual, da Comissão dos Direitos Humanos e da Ordem do Advogados do Brasil (OAB).

Foram aprovadas as seguintes propostas: Retorno do órgão gestor de políticas para a diversidade sexual na estrutura administrativa municipal (57 votos); garantia de espaços de cuidado e atenção à saúde da população LGBTQIAP+ através da reativação do ambulatório de sexualidade humana (54 votos); adoção do nome social a atendimentos a outras demandas específicas dos jovens LGBTQIAP+ nas escolas municipais e estaduais (20 votos); realização de ações que auxiliem no procedimento de retificação do nome e gênero nos documentos civis (17 votos); oferecer cursos de formação e qualificação profissional que atendam as especificidades da população trans (17 votos); realizar locomoções e debates com os servidores públicos sobre o tema da diversidade sexual (12 votos); realizar diálogos com a população sobre os temas de orientação sexual e identidade de gênero, com objetivo de prevenir  a violência, suicídios e o rompimento de vínculos no contexto familiar (12 votos); criação de uma política educacional que inclua o tema diversidade sexual no currículo oficial da rede (11 votos); favorecer o acesso da população trans nos locais públicos (7 votos) e garantir universalidade do acesso aos serviços de saúde, através da formação continua para os profissionais de saúde.

No dia também foi realizada a eleição dos membros do Conselho Municipal da Diversidade Sexual. Foram eleitos como titulares: Gustavo Costa, Emerson Pavani, Ludmila Tozetti, Felipe Bastos e Luana Salles. Com suplentes ficaram Alex Kreibich, Caleb Silva, Bruna Padilha, Larissa Ferreira e Bernardo Franco.

Leia Também

Últimas Notícias