quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

3ª Semana de Fitoterapia continua nesta sexta-feira na FESC da Vila Nery

07 Dez 2017 - 19h23
3ª Semana de Fitoterapia continua nesta sexta-feira na FESC da Vila Nery -

A Secretaria Municipal de Saúde abriu nesta quinta-feira (7), no auditório da Fundação Educacional São Carlos (FESC) da Vila Nery, a 3ª Semana de Fitoterapia. O objetivo é consolidar o processo de implantação de fitoterápicos junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) de São Carlos.

Para o secretário da Saúde, Caco Colenci, este é um momento de discussão e de trazer propostas para a implantação definitiva desse seguimento na rede municipal de saúde. "É uma tentativa de trazer outros métodos de tratamento que não os alopáticos para a população. A ideia é oferecer as plantas medicinais seculares, homeopatia, reiki e yoga, que são chamadas práticas integrativas de medicina alternativa e que ajudam no tratamento das doenças, principalmente as sociais e psicossomáticas. É importante oferecer para o usuário do SUS mais uma opção de tratamento" explica o secretário.

Maria do Socorro Nunes Penha, conhecida como Índia Socorro, pós-graduada em Plantas Medicinais e Fitoterápicos, uma das palestrantes do evento, afirma que a importância dessa semana está em orientar como fazer o uso dessas ervas; a qualidade, a dosagem, como cultivar e principalmente o tempo necessário de uso. "Quando nos falamos das ervas medicinais, nos falamos das tradições, dos costumes e dos benefícios das ervas medicinais. É de fundamental importância nós sabermos a qualidade da erva, o que é que pode ser usado da erva, ou seja, folha, raiz, caule ou flor, onde plantar; se estiver plantada em local poluído não poderá ser utilizada, tudo isso é uma prevenção".

O Ministério da Saúde vem incentivando o uso de plantas medicinais e fitoterápicos no SUS, porém como todo medicamento, deve ser utilizado conforme orientação médica.

Também participaram da abertura da 3ª Semana de Fitoterapia os vereadores Edson Ferreira, Elton Carvalho e o assessor do vereador Azuaite Martins de França, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Deonir Tofollo, além de usuários e funcionários do SUS.

As atividades continuam nesta sexta-feira (8), na FESC, localizada na rua São Sebastião, 2.828, na Vila Nery, das 9h às 17h, com distribuição de mudas e minicurso de práticas populares e educação popular em saúde.

 

 

Leia Também

Últimas Notícias