quinta, 28 de março de 2024
Cidade

2º Seminário do Ciência Web traz Grupo Ciência em Show a São Carlos

Evento conta também com a participação das jornalistas Mariluce Moura, da Revista Pesquisa Fapesp, e Marília Assef, do Jornal da Cultura, além de pesquisadores reconhecidos na área acadêmica.

18 Out 2011 - 14h59
0 - 0 -

Nos dias 26 e 27 de outubro, os desafios da comunicação cientifica estarão em destaque durante o 2º Seminário do Ciência Web. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas abertas através do site www.cienciaweb.com.br .

Um dos destaques do evento será o Grupo Ciência em Show do SBT, que fará parte da mesa-redonda "Experiências positivas da comunicação científica", que será realizada no dia 27, a partir das 9 horas e, em seguida irá se apresentar com a realização de alguns dos experimentos que levaram os três cientistas e apresentadores à serem conhecidos pelo grande público. 

Essa mesa-redonda contará também com as participações do diretor do Centro de Divulgação Científica e Cultural - CDCC, Aprígio Curvelo e do professor do Departamento de Física da UFSCar e coordenador do portal de divulgação da Sociedade Brasileira de Física, Nelson Studart.

No segundo dia de atividades, o seminário terá ainda a mesa-redonda " Desafios da Comunicação Científica", a partir das 14 horas com a participação da jornalista e  chefe de redação do Jornal da Cultura, Marília Assef; do professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Fernando Osório; e do professor de Física das redes pública e privada de Ensino Médio, Marco Aurélio Pillegi. Além disso, às 16h30, o evento abrirá espaço para a discussão  da "Influência das novas tecnologias na comunicação", com a palestra da professora do Departamento de Ciências da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais, Mirella Moura Moro e uma apresentação do jogo virtual Ludo Químico - Uma alternativa para o Ensino, com o diretor do Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos - CMDMC- Fapesp, Elson Longo.

Abertura

A abertura do seminário acontece no dia 26, às 19h, com a participação da jornalista e diretora de redação da Revista Pesquisa Fapesp, Mariluce Moura, que irá realizar a palestra " Contextualização da Comunicação Cientifica no Brasil".

Segundo a diretora do Ciência Web, Valda Rocha, o objetivo do seminário é trazer para o público presente olhares representativos da ciência, da comunicação e do público que recebe as informações. "A ideia é dar luz à experiências de difusão da  ciência que tem bons resultados e também problemas enfrentados nessa área, já que o seminário pretende discutir, como o próprio nome revela, as formas e desafios de comunicação entre a ciência, o público em geral e os veículos", explica.

Leia Também

Últimas Notícias