sexta, 29 de março de 2024
Cultura de respeito e diálogo

2º Muticom da Diocese de São Carlos discute novas tecnologias

01 Out 2019 - 13h02Por Redação
2º Muticom da Diocese de São Carlos discute novas tecnologias - Crédito: Daniel Silva Crédito: Daniel Silva

Pasconeiros e pasconeiras dos quatro vicariatos que compõem a Diocese de São Carlos reuniram-se no espaço do Salesianos, em São Carlos, para o 2º Mutirão Diocesano de Comunicação. O evento reuniu domingo, 29, mais de cem agentes da Pastoral da Comunicação.

A temática do encontro foi baseada na mensagem do 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais: “Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade”

O 2º Mutirão Diocesano de Comunicação foi assessorado pelo Padre Ramon – Assessor Diocesano da Pascom e pelo leigo, Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação, Sidney Prado e animado pelos jovens da Comunidade Aliança de Misericórdia.

As conferências contaram com a presença de professores, doutores e especialistas, como a Irmã Helena Corazza, Jornalista, Doutora em Comunicação -Diretora do SEPAC – Serviço à Pastoral da Comunicação – Paulinas, que falou sobre: Pascom, comunhão e unidade.

O evento também contou com a presença do Coordenador Nacional da Pascom – Marcus Tullius que encorajou os agentes de comunicação através da temática: Missão Digital, a evangelização através da web.

A co-fundadora da Comunidade Nossa Senhora da Comunicação, Patrícia Souza, abordou com os presentes: Leitura crítica dos meios de comunicação.

Professor Felipe Guedes, que é fundador da Mosaico 21, fez questão de estar presente e ponderou com os Pasconeiros e Pasconeiras sobre a temática: Comunicação em essência.

Durantes as conferencias os comunicadores tiveram a oportunidade de conferir a fala do jornalista – Marcos Schimidt sobre filtros e gargalos na comunicação.

Por fim, Reginaldo Rozinholli que esteve presentes nas formações vicariais, deixou a mensagem sobre relações humanas e lideranças.

2º Concurso Diocesano

Durante o Encontro aconteceu, ainda, o 2º Concurso Diocesano, neste ano abordando o tema vídeo, uma forma de colocar em prática o aprendizado das formações vicariais que abordou: Produção de vídeos para internet: Da gravação à publicação.

Padre Ramon Ap. Ramos destacou, à nossa reportagem, que o encontro foi muito favorável: desde o local, a estrutura, bem como os temas das palestras: “Não faltou espiritualidade… Foi um encontro onde reunimos a espiritualidade, formação e entretenimento, com brindes e brincadeiras, contando com a generosa colaboração da Comunidade Aliança de Misericórdia”, disse.

“Tudo favoreceu para que o encontro ocorresse de maneira tranquila, onde os Pasconeiros e Pasconeiras pudessem se interagir entre vicariatos. O encontro teve um espírito diocesano de quatro vicariatos se tornando uma única família. Os agentes de comunicação da Diocese de São Carlos”, enfatizou o Assessor Diocesano da Pastoral.

Padre Ramon disse da importância da Pascom para uma Diocese: “A Pastoral da Comunicação é importante na vida de uma Diocese e na vida da Igreja. O trabalho da Pascom vai além de técnicas e uso das mídias sociais: deve fomentar a formação, a espiritualidade e a reflexão para a compreensão da verdade, utilizando dos meios de comunicação sobretudo as redes sociais, para anunciar e comunicar o evangelho de Jesus Cristo”, concluiu.

Para Sidney Prado este primeiro encontro teve como objetivo principal fortificar, ainda mais, o trabalho de articulação onde já existe a presença da Pascom e implantar a pastoral nas paróquias onde ainda não existe: “ Enquanto leigo coordenador para a Pastoral da Comunicação, meu desejo é de ajudar e contribuir para a comunicação, para que ela seja, de fato, caminho de evangelização e também de transformação social, mais do que aprimorar a parte técnica, é gerar consciência que um agente de Pascom comunica a mensagem da Igreja e comunica Jesus Cristo ”, ressaltou.

“Nosso compromisso, enquanto Pasconeiros e Pasconeiras, é ajudar as pessoas a entender que a Pastoral da Comunicação não é apenas fazer coisas de comunicação, mas viver a comunicação e ter abertura para o outro, sendo uma pastoral que se comunica em eixo transversal que está diretamente ligada com as demais pastorais e movimentos de sua comunidade paroquial.”, encerrou.

Antes da Santa Missa de Envio dos Comunicadores, o Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa, enfatizou aos agentes a importância de se comunicar em unidade, interagindo com o Setor de Comunicação da Diocese, que tem se empenhado para integrar todos os meios de comunicação como site, Rádio SDS 93,3 FM, Revista Unidade e páginas no facebook.

Clique aqui e confira as fotos:

A Missa

A celebração teve início às 15h30, sendo Presidida por Dom Paulo Cezar Costa e concelebrada por demais sacerdotes presentes. Antes da benção final, o Bispo Diocesano, fez o Rito de Envio dos Pasconeiros e Pasconeiras, abençoou os crachás dos participantes do segundo Mutirão Diocesano de Comunicação, promovido pela Coordenação Diocesana.

Leia Também

Últimas Notícias