quinta, 28 de março de 2024
Atividade física

24ª edição do Dia do Desafio acontece dia 30 de maio

Campanha mobiliza mais de três mil cidades que competem e somam esforços para aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportivas

27 Mai 2018 - 08h48Por Redação
24ª edição do Dia do Desafio acontece dia 30 de maio - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A 24ª edição do Dia do Desafio acontece no dia 30 de maio (quarta-feira) em mais de três mil cidades de 15 países. Coordenado pelo Sesc São Paulo no continente americano, a maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico esportivas é realizada todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, com o objetivo de sensibilizar, de indivíduos a organizações, para a promoção e prática de atividades físicas e esportivas.

Para o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “o Dia do Desafio reúne eixos essenciais de nossa ação institucional, como a cooperação, a promoção do lazer e o engajamento comunitário. Nesta edição, por meio de um decreto presidencial, o evento passa a fazer parte do calendário oficial do Brasil, consolidando-o como uma iniciativa que mobiliza prefeituras, instituições e pessoas comprometidas com a redução do sedentarismo e a melhoria da qualidade de vida”.

O evento propõe uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, vencendo aquela que conseguir mobilizar a maior porcentagem de participantes em relação ao número de habitantes. A partir deste ano, as cidades competirão entre si por três edições (de 2018 a 2020) com o objetivo de aumentar o vínculo entre elas.

As duplas de cidades competidoras foram formadas durante sorteio realizado dia 07 de maio, no Sesc Jundiaí (SP). A cidade de São Paulo, por exemplo, enfrenta Caracas, capital da Venezuela, enquanto o município de Santos (SP) compete com Macapá (AP), e assim por diante. No Brasil, se inscreveram mais de 1.860 municípios de 19 estados. Só no estado de São Paulo, 551 cidades participam da competição.

A cada edição do Dia do Desafio descobrimos novas formas de motivar pessoas, grupos e cidades a praticar esportes e atividades físicas. Neste ano, buscamos estimular ainda mais a troca de experiências entre as cidades participantes, propondo que as mesmas sigam competindo por 3 anos – de 2018 a 2020 - e somando esforços para aumentar, a cada ano, o número de praticantes de atividades físicas e esportivas”, ressalta Maria Luiza Souza Dias, coordenadora do Dia do Desafio para o Continente Americano.

Destinada a pessoas de todas as idades, a programação do Dia do Desafio é desenvolvida pelas prefeituras em parceria com instituições públicas e privadas, estimulando que a população se aproprie de suas cidades para práticas coletivas e saudáveis.

Os destaques incluem a Caminhada do Desafio com Vanderlei Cordeiro de Lima, organizada pelo Sesc Jundiaí;  a apresentação de Sandro Dias e Fabíola da Silva, em que o skatista e atleta de patins inline falam sobre os desafio dos esportes de rua, promovida pelo Sesc Bauru; a prova 30 Km de Ciclismo, organizada pelo Sesc Catanduva , com percurso entre as cidades de Tabapuã e Catanduva;  o Desafio na Comunidade com a participação ginasta Daniele Hypolito, promovido pelo Sesc Piracicaba; o E-desafio Presidente Prudente x Birigui, em que as duas cidades se desafiam na Ginastica Multifuncional por meio de uma videoconferência, entre as unidades do Sesc;  a vivência de Salto com Vara com os ex-atletas olímpicos Fabiana Murer e Carlos Chinin, promovida pelo Sesc Rio Preto; a Corrida Noturna realizada pelo Sesc Santos, com largada às 0h do dia 30; o Encontro com o atleta Marílson Gomes, um dos maiores nomes do atletismo brasileiro, realizado no Sesc São Carlos; entre outras atividades.

EM SÃO CARLOS

Desafio 12 horas correndo!

Nesse Dia do Desafio, o desafio é não parar de correr!

Das 6h da manhã até as 6h da tarde, não deixaremos a pista parar. Agende seu horário

e participe!

Das 6h às 18h.

Pista de Corrida em frente ao Sesc. GRÁTIS. Inscrições na Central de Atendimento. 15 anos

Encontro

Com o atleta Marílson Gomes
Fechando o desafio das 12h correndo, Marilson Gomes, um dos maiores nomes do país na modalidade, participa da atividade e conduz uma grade aula com todos participantes.
Das 18h às 20h.
Área de convivência interna e Pista de Corrida em frente ao Sesc. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. Livre

Desafio da Comunidade

Com Equipe Jacaré Kipira

O desafio é experimentar a modalidade tênis de mesa como uma nova prática e deixar o sedentarismo de lado. Aproveite e desafie às 11h, o atleta da corrida de rua, Marílson Gomes dos Santos, numa outra modalidade.

Das 9h às 17h.

Poupatempo – Rua Roberto Símonsen, 51. Centro. GRÁTIS.

GMF nas empresas
Com Instrutores do Sesc
O município de São Carlos participará do Dia do desafio e o Sesc São Carlos preparou diversas atividades para atender as empresas da cidade.
Agendamentos pelo telefone 3373-2300.
Das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30.
Atividade externa. GRÁTIS. Somente para inscritos a partir de seleção prévia. Livre

Vivência em Ginástica para Todos

Com instrutores Sesc

Modalidade fundamentada nas atividades corporais como ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica acrobática, ginástica aeróbica e ginástica de trampolim, integrando vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos.

Das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30.

Área de convivência interna. GRÁTIS. Somente para Grupos previamente agendados. Livre

Vivências: esportes de bater e rebater

Das 8h às 11h e das 13h30 às 17h30. Livre

Tênis

Com equipe Jeison Martins

Experimentação do tênis de quadra, através das práticas de fundamentos, brincadeiras, jogos pré-desportivos e muito mais.

Quadra de tênis. GRÁTIS.

Floorball

Com Federação Paulista de Floorball

Traz elementos do hóquei, porém com equipamentos mais leves. Jogando entre duas equipes, tem como objetivo fazer a bola passar por dentro de uma baliza com a utilização de tacos.

Quadra externa superior. GRÁTIS.

Badminton

Com Equipe Jacaré Kipira

Oportunidade de conhecer mais do esporte bem como suas regras e praticar o jogo de raquetes mais rápido do mundo, com a orientação de instrutores da modalidade.

Galpão. GRÁTIS.

Beisebol

Com instrutores Sesc

São apresentados os principais fundamentos e técnicas da modalidade, como arremesso, recepção e uso dos equipamentos para lançamentos e rebatidas.

Quadra externa inferior. GRÁTIS.

Confira a programação completa em sescsp.org.br/diadodesafio.

SOBRE O DIA DO DESAFIO

Criado nos anos 1980 no Canadá, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO. Realizado pelas prefeituras municipais em parceria com instituições públicas e privadas, o evento é coordenado pelo Sesc SP no Brasil desde 1995, e no continente americano desde 2000.

No ano passado, a campanha mundial contou com mais de 43 milhões de participantes. Só no Brasil, cerca de duas mil cidades de 21 estados conseguiram mobilizar mais de 27 milhões de pessoas.

No último dia 4 de abril, o Presidente da República sancionou a Lei nº 13.465/2018, que institui o Dia Nacional do Desafio. Assim, a partir deste ano, toda última quarta-feira do mês de maio será, oficialmente, o Dia do Desafio em todo o território nacional.

Leia Também

Últimas Notícias