terça, 23 de abril de 2024
Cidade

20 mil pessoas visitam Mostra de C&T e Feira do Conhecimento

31 Out 2011 - 17h52

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, a Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais e a Secretaria de Educação da Prefeitura de São Carlos divulgaram os números da 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas e a 8ª Feira do Conhecimento. De terça-feira (25) a sábado (29) 20 mil pessoas visitaram os eventos que aconteceram no Pavilhão São Carlos Exposhow.

A Feira do Conhecimento reuniu 26 expositores, entre escolas e instituições e a Mostra teve 320 programas ou projetos de tecnologia aplicada em exposição e 50 expositores, entre eles quatro cidades da Argentina e do Uruguai, além de oito municípios brasileiros, de cinco estados diferentes, além de São Carlos. “Juntar a Feira do Conhecimento à Mostra de Ciência e Tecnologia foi uma decisão feliz do prefeito Oswaldo Barba, que contribuiu para despertar, nos inúmeros estudantes de São Carlos, o interesse em ciência e tecnologia”, acredita a secretária de Educação, Lourdes Moraes.

 

Seminários - O assessor de Relações Institucionais e Internacionais, Emiliano Saran Azevedo, e o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcos Martinelli, destacam alguns eventos que marcaram a 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas como o Seminário Internacional, que reuniu as cidades do Mercosul em torno das discussões e reflexões acerca da implantação da ciência e tecnologia em favor do desenvolvimento da sociedade. “Nesses seminários pudemos analisar os projetos que já beneficiam a população e a viabilidade de levá-los às cidades do Mercosul”, explica o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Marcos Martinelli.

Durante a Mostra, representantes da Finep (Financiado de Estudos e Projetos) visitaram o estande do Instituto Inova, estabelecendo um contato com 17 empresários, entre associados e proprietários de áreas do Parque Eco-Tecnológico Damha, interessados em informações sobre linhas de financiamento. “As visitas técnicas aos parques tecnológicos, às instituições de pesquisa, às universidades e à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) deram uma demonstração prática do que a cidade desenvolve em ciência e tecnologia e aplica à população”, comenta Emiliano.

Na opinião de Martinelli, o anúncio da fusão das empresas AGX Tecnologia (de São Carlos) a XMobots (de São Paulo), que fabricam Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) e irão formar uma terceira empresa em São Carlos, foi outro ponto importante da Mostra. “Essa fusão consolida a região como o segundo pólo aeronáutico do Brasil, sendo um importante fomentador de emprego e renda”, afirma o secretário.

Avaliações – O prefeito Oswaldo Barba, que é coordenador da Unidade Temática de Ciência, Tecnologia e Capacitação da Rede Mercocidades e vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a área de Ciência e Tecnologia e os demais integrantes da Rede Mercocidades vão avaliar os resultados da Mostra de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas durante a reunião de cúpula dos municípios da Rede que acontece entre 30 de novembro e 2 de dezembro, em Montevidéu, Uruguai.

A 4ª Mostra de Ciência e Tecnologia contou ainda com extensa programação cultural durante os cinco dias de evento. Os shows dos Paralamas do Sucesso (quinta) e Cidade Negra (sexta) atraíram milhares de pessoas na Praça do Mercado Municipal.

Leia Também

Últimas Notícias