sábado, 20 de abril de 2024
Brasil

USP firma parceria com Estado de Goiás

11 Mar 2016 - 16h36Por Rui Sintra/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Universidade de São Paulo, através da Agência USP de Inovação,coordenada pelo Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, docente e pesquisador do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), vai firmar um convênio com o governo do estado de Goiás, tendo em vista aprimorar o seu ecossistema de inovação. Com a presença do governador Marconi Perillo,o evento ocorrerá em São Paulo no dia 21 de março, a partir das 12h, contando-se, entre os convidados, além do governador Geraldo Alckmin, o reitor e os pró-reitores da USP.

A parceria visa buscar um ambiente de inovação maior, promover o desenvolvimento competitivo da economia goiana, através da agregação de valor pelas empresas, por meio da ciência, tecnologia e inovação.

Tendo em mente que a inovação resulta de uma interação entre a indústria, as universidades e agências governamentais, a parceria procurará utilizar uma abordagem recente da inovação: a openinnovation. Nesse novo modelo, a pesquisa e o desenvolvimento serão tratados como sistemas abertos, onde fluxos internos e externos de conhecimento serão utilizados para acelerar a inovação.

É nesse contexto que o Programa Inova Goiás emerge, com o objetivo de colocar Goiás entre os três estados do Brasil com maior investimento em inovação, promovendo um novo estilo de desenvolvimento econômico no que tange ao apoio ao desenvolvimento tecnológico, bem como a melhoria de serviços oferecidos à população através do uso da inovação pelo setor público.

O Inova Goiás contemplará um conjunto de ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, buscando aumentar a competitividade do estado por meio da inovação. Esse programa tem como premissa uma integração o entre governo e universidades, além de instituições de ciência e tecnologia. Nesse sentido o Estado de Goiás fomentará esta integração, para fortalecer o ecossistema de inovação do estado.

Leia Também

Últimas Notícias