quinta, 18 de abril de 2024
Brasil

Temer tem 11,3% de avaliação positiva; 62,4% concordam com afastamento de Dilma, diz CNT/MDA

08 Jun 2016 - 14h25Por Reuters
Foto: Lula Marques/Agência PT - Foto: Lula Marques/Agência PT -

O governo do presidente interino Michel Temer é avaliado de forma positiva por 11,3 por cento da população, enquanto 28 por cento avaliam a administração dele de forma negativa, de acordo com pesquisa CNT/MDA divulgada nesta quarta-feira.

A primeira pesquisa sobre o governo interino que assumiu em maio, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostrou ainda que 30,2 por cento dos entrevistados consideram o governo interino regular e um grande percentual, 30,5 por cento, não soube avaliar o governo do peemedebista.

Sobre o desempenho pessoal de Temer, o MDA apontou que 33,8 o aprovam, enquanto 40,4 por cento desaprovam e 25,8 por cento não souberam responder.

O levantamento apontou também que 62,4 por cento dos entrevistados consideram correta a decisão do Senado de afastar a presidente Dilma Rousseff do cargo, ao passo que 33 por cento acreditam que ela não deveria ter sido afastada. Mostou ainda que 68,2 por cento acreditam que Dilma será cassada ao final do processo de impeachment, enquanto 25,3 por cento acreditam na volta da petista.

Sobre a legitimidade do processo de impedimento de Dilma, a sondagem apontou que 61,5 por cento o consideram legítimo, ao passo que 33,3 por cento o apontam como ilegítimo.

ELEIÇÃO ANTECIPADA

A pesquisa mostrou ainda que 50,3 por cento dos entrevistados são a favor de antecipar para este ano a eleição presidencial de 2018, enquanto 46,1 por cento consideram que o pleito presidencial não deve ser antecipado.

O MDA também questionou os entrevistados sobre a comparação entre os governo Dilma e Temer no quesito corrupção. Para 46,6 por cento dos entrevistados, a corrupção no governo do presidente interino será igual ao que foi na gestão da presidente afastada. Na avaliação de 28,3 por cento será menor e para 18,6 por cento será maior.

LAVA JATO e 2018

De acordo com o levantamento, Dilma é culpada pela corrupção investigada pela operação Lava Jato para 66,9 por cento, enquanto 29 por cento isenta a presidente afastada. Um percentual maior de entrevistados, 71,4 por cento, responsabiliza o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 23,4 por cento não o consideram culpado.

Apesar do grande percentual que culpa o ex-presidente pelo esquema de corrupção apurada pela Lava Jato, o ex-presidente aparece à frente em todas as simulações de cenários de primeiro turno para a eleição presidencial marcada para 2018.

Já nas simulações de segundo turno, Lula aparece atrás no cenário contra Marina da Silva (Rede), atrás do senador Aécio Neves (PSDB-MG), mas no limite do empate técnico, e à frente de Temer, também no limite do empate técnico.

Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios das cinco regiões do país, entre 2 e 5 de junho. Segundo a CNT/MDA, a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. (por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro e Eduardo Simões, em São Paulo)

Leia Também

Últimas Notícias