Menu
quinta, 06 de maio de 2021
Brasil

SP abre concurso para 244 vagas de escrivão de polícia

09 Nov 2012 - 16h01

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (9) o edital do concurso público que deve preencher 244 vagas para escrivão de polícia. As inscrições estarão abertas a partir de 3 de dezembro e vão até às 16 horas de 11 de janeiro de 2013, exclusivamente pela internet. A realização do concurso foi autorizada pelo Governo do Estado.

A remuneração inicial para o cargo de escrivão é 2.758,34, correspondentes à soma dos valores do salário-base, da Gratificação de Regime Especial de Trabalho (RETP) e do Adicional de Local de Exercício de Nível I.

Requisitos

Para participar os candidatos devem ser brasileiros, ter no mínimo 18 anos, não possuir antecedentes criminais, estar em dia com o serviço militar e os direitos políticos, além de ser habilitado na categoria "B" (carros).

É necessário ter concluído uma graduação de Nível Superior em instituição de ensino superior, pública ou privada, devidamente reconhecido e registrado, além de ter conhecimento em digitação.

Provas

Os candidatos serão avaliados em prova preambular com 80 questões de alternativa, com duração de 4 horas. Após aprovados nessa primeira etapa, serão submetidos a avaliações psicológicas e físicas, além de um processo detalhado de investigação social e prova de títulos.

Inscrições

As inscrições estarão abertas a partir das 10 horas do dia 3 de dezembro e podem ser realizadas até às 16 horas de 11 de janeiro de 2013, no site da Vunesp (http://www.vunesp.com.br/). A taxa é de R$ 60,85.

Mais policiais

Em agosto, 200 delegados de polícia tomaram posse no Palácio dos Bandeirantes. O governador assinou em outubro um decreto autorizando a nomeação de mais 157 delegados. Os novos policiais civis serão destinados a todas as regiões do Estado e se juntarão aos mais de 3 mil delegados já existentes. Também tomaram posse 288 novos agentes de telecomunicação.

Além disso, em maio deste ano, a Polícia Civil formou 568 investigadores e 245 escrivães, que irão atuar na Grande São Paulo, Litoral e todas as regiões do Interior.

A Polícia Militar também foi reforçada. Em junho, a corporação ganhou 920 novos soldados de 2ª classe, que atuarão no policiamento ostensivo em todo o Estado.

O Estado de São Paulo recebeu um reforço de 2.069 policiais militares no policiamento preventivo e ostensivo. A mudança foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin, no final do mês passado. Esta é a primeira etapa de um amplo plano de reformulação da PM.

Esses PMs saem de áreas administrativas da corporação para atuar diretamente nas ruas. A meta do Comando Geral da Polícia Militar é, até o final do ano, colocar 7 mil homens nas ruas - incluídos os que foram remanejados.

Concursos

Estão em andamento os concursos para desenhista (7 vagas) e médico legista (44 vagas), perito criminal (56 vagas) e investigador de polícia (433 vagas). Também já foram aprovados pelo governador os concursos públicos para atendente de necrotério, papiloscopista, auxiliar de papiloscopista, auxiliar de necropsia e agente policial.

Reestruturação

Em outubro do ano passado, as polícias passaram por uma reestruturação. Na Polícia Civil, a 4ª classe foi extinta, houve a criação de 20 vagas para delegado de classe especial, promoção automática - os policiais serão promovidos à 2ª classe ao completarem 15 anos de serviço, e à 1ª classe, quando tiverem 25 anos de carreira. Também poderão ser promovidos antes, por mérito. Além da extensão da Gratificação de Acúmulo de Titularidade (GAT) aos delegados que comandam mais de uma delegacia, não só no interior, mas também na capital e Grande São Paulo.

Confira o edital

O edital está na edição desta sexta-feira (9), no Diário Oficial do Estado (DOE), no caderno Poder Executivo, Seção I, página 142.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias