quarta, 24 de abril de 2024
Brasil

Policiais de São Paulo receberão vacina gratuita contra gripe

06 Jun 2014 - 15h59Por Secretaria da Segurança Pública

Policiais civis, militares e técnico-científicos receberão vacinas contra a gripe gratuitamente em qualquer posto de saúde do Estado. A vacina também será estendida a professores e funcionários da educação da rede pública e particular do ensino fundamental, além dos carteiros.

"O objetivo é demonstrar, por intermédio de ação, o respeito ao funcionário", afirmou o secretário-adjunto da Segurança Pública, Antonio Carlos Da Ponte. A ampliação do público-alvo visa proteger os profissionais públicos que possuem contato com dezenas de pessoas diariamente.

A vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, é dada gratuitamente em postos de saúde. Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, o medicamento também protege a população contra outros dois tipos do vírus: influenza A H3N2 e B.

"O maior benefício da ação é impedir que o vírus circule", ressaltou o secretário da Saúde, David Uip. "A imunização dos agentes públicos é uma obrigação do Estado. Quem tem maior contato com a população merece ser protegido."

Cerca de 8,6 milhões de paulistas já foram imunizados, segundo dados da Secretaria da Saúde. A meta é que, até 20 de junho, 9,6 milhões de pessoas sejam vacinadas.

“Sabemos que quem trabalha na segurança se expõe a alterações de temperatura do nosso dia a dia e que estão em contato contínuo com a população”, explicou a coordenadora de imunização da Secretaria da Saúde, Helena Sato.

Para receberem a vacina, basta que os policiais, professores e carteiros apresentem no posto de saúde suas identificações funcionais.

Outros públicos

Também devem receber a vacina os idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade, indígenas, pacientes diagnosticados com doenças crônicas e profissionais de saúde do Estado.

A campanha mobiliza 37,3 mil profissionais da saúde, estaduais e municipais. A estrutura da vacinação ainda inclui 3 mil veículos, 21 ônibus e quatro barcos.

Leia Também

Últimas Notícias