quinta, 18 de abril de 2024
Brasil

Polícia Civil terá estande virtual para o treinamento de tiro

05 Dez 2011 - 11h31
0 - 0 -

A Academia da Polícia Civil (Acadepol) vai implantar, até o final deste ano, em seu curso de tiro, um estande virtual. Essa nova tecnologia tem como objetivo fazer com que o policial civil tenha um maior controle sobre a arma e saiba reagir a diversas situações encontradas em seu dia a dia.

O primeiro estande é composto por três telas planas lineares onde serão aplicados exercícios mais simples como alvo parado, visada e controle de gatilho. O segundo será formado por cinco telas compondo um hexágono, por isso é chamado de 300 graus.

Nele, os exercícios serão mais complexos e haverá simulações onde o policial vai interagir com diversas situações e terá que solucioná-las. O treinamento poderá ser realizado tanto sozinho quanto em grupo.

"Estamos implantando esse aparelho para que o policial tenha um bom aprendizado e assim possa preservar tanto sua vida quanto a da vítima e até mesmo a do suspeito", informou o diretor da Acadepol, Paulo Afonso Bicudo.

Serão cerca de 120 simulações diferentes, todas baseadas em situações que o policial poderá encontrar na rua, com cerca de quatro tipos de finalização. A arma utilizada é a mesma do dia a dia; a diferença é que, ao invés de balas no carregador, há uma ampola de CO2 (gás carbônico) que, ao ser disparada, libera um feixe de laser. "O importante é que o policial saiba dominar ao máximo a arma para evitar erros", disse o delegado titular do Serviço de Apoio Técnico da Acadepol, Miguel Castilho Filho.

Como não precisa do uso da munição, o tempo das aulas será aumentado assim como a quantidade de tiros. Esse estande será um complemento das aulas de tiro efetivo ministradas durante os cursos na Acadepol. O equipamento é importado dos Estados Unidos e instalado por uma empresa brasileira.

Leia Também

Últimas Notícias