sexta, 29 de março de 2024
Brasil

PFL Paulista estima economia de 0,43% no consumo de energia no horário de verão 2016/2017

06 Out 2016 - 11h06Por Redação
Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas - Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas -

Em 43º sua edição, o horário de verão 2016/2017 deve proporcionar uma redução de 0,43% no consumo de energia nos 234 municípios que compõem a área de concessão da CPFL Paulista, distribuidora do Grupo CPFL Energia. Em volume, a economia prevista é de 50.554 MWh, suficiente para atender a demanda de uma cidade do porte de Campinas por seis dias. O horário de verão começa a zero hora de 16 de outubro de 2016.

Com a entrada em vigência do horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora em dez estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal. O horário de verão terá duração de 126 dias, com o término à zero hora do dia 19 de fevereiro de 2017.

O principal objetivo da medida é melhorar o aproveitamento da luz natural. Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, das 18 às 21 horas, reduzindo os custos da operação do sistema elétrico para todos os consumidores (menos térmicas são ligadas) e economia na conta de luz.

Geralmente, as pessoas chegam em casa a partir das 18h, início da noite, após o expediente do trabalho. Logo, uma das primeiras ações é acender a luz de suas residências. Na mesma hora, entram em operação a iluminação pública e os luminosos comerciais, por exemplo. Esse aumento de carga coincide com as atividades da indústria, gerando pico de consumo.

Ao se deslocar o horário oficial em uma hora, dilui-se por um período maior o momento de entrada em funcionamento desses equipamentos. No período do horário de verão, as cargas das residências e de iluminação pública passam a subir após as 19h, quando o consumo industrial começa a cair. Dessa forma, o ganho, além da economia, está em afastar os riscos de sobrecarga no momento que o sistema atinge o seu pico de carga coincidente.

No caso da CPFL Paulista, a previsão é de que haja uma redução de 4,4% na demanda de energia durante o horário de pico. A economia de 50.554 MWh também suficiente para atender uma cidade do porte de Piracicaba por nove dias. Veja outros exemplos abaixo:

Cidade               dias

Ribeirão Preto    11

Americana                   15

S.J Rio Preto      18

Bauru                  21

São Carlos                  22

Franca                26

Araraquara                  27

Botucatu             31

Araçatuba          41

Itatiba                  50

Leia Também

Últimas Notícias