quinta, 28 de março de 2024
Queda de braço

Petrobras reduz diesel em 10% após protestos

24 Mai 2018 - 07h12Por Rodrigo Viga Gaier e Alexandra Alper/Reuters
Petrobras reduz diesel em 10% após protestos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Petrobras reduzirá em 10 por cento o valor do diesel nas refinarias a partir de quinta-feira, em uma decisão “excepcional” devido aos protestos dos caminhoneiros, que deve resultar em perda de 350 milhões de reais em receita para a companhia.

Em meio às manifestações, que afetam as exportações e o abastecimento interno do país, a empresa anunciou ainda que a nova cotação média do diesel, de 2,1016 reais por litro (sem tributos), será mantida por 15 dias. O valor representa uma redução de 0,2335 real por litro.

A medida, disse o presidente-executivo da Petrobras, Pedro Parente, visa permitir um diálogo entre governo e representantes dos caminhoneiros diante dos recentes protestos, mas não foi muito bem recebida pelo mercado.

As ADRs da Petrobras, negociadas em Nova York, caíram mais de 6 por cento no pós-mercado.

“Foi uma medida em caráter excepcional e não representa uma mudança na política de preços da Petrobras, e acreditamos que seja possível ao governo e caminhoneiros encontrar essa solução definitiva para o diesel no Brasil”, disse Parente a jornalistas, após o anúncio.

Ele ressaltou ainda que não foi pressionado pelo governo a reduzir os preços.

“Foi uma decisão que nós tomamos sem pressão de lado nenhum, porque queríamos gerar essa contribuição para normalizar a situação da vida do país... não estamos aqui atendendo a pressão nem chantagem de ninguém.”

Após o período de 15 dias, a companhia promete retomar gradualmente sua política de preços, iniciada em julho do ano passado e que prevê reajustes quase que diários, em linha com mercado internacional e o câmbio.

Parente salientou que a redução nas bombas dos postos pode chegar a 25 centavos por litro, considerando questões tributárias e dependendo do repasse pela cadeia distribuidora e revendedora.

“A independência da Petrobras não foi arranhada”, destacou ele, acrescentando que as operações da empresa também têm sido afetadas pelos protestos.

Parente ressaltou que a decisão sobre o diesel “não abre espaço para redução da gasolina”.

Desde julho, quando a petroleira iniciou sua política de reajustes diários, a gasolina acumula alta de 46,7 por cento nas refinarias, ao passo que o diesel, 33,4 por cento, já considerando a redução de quinta-feira.

PERDAS

O presidente da Petrobras explicou que a queda de receita com a redução do preço do diesel será de 350 milhões de reais, com um impacto no caixa da empresa de 100 milhões de reais.

Mais cedo, a empresa havia dito que reduziria a partir de quinta-feira o valor do diesel nas refinarias em 1,15 por cento, após uma queda no dólar na véspera.

Representantes do movimento dos caminhoneiros não responderam de imediato sobre se continuarão os protestos após o anúncio da Petrobras.

Mais cedo, haviam dito que continuariam com os bloqueios em rodovias que atingiram a maior parte dos Estados brasileiros. (com reportagem adicional de José Roberto Gomes)

Leia Também

Últimas Notícias