sábado, 20 de abril de 2024
Brasil

Petrobras eleva diesel pela 5ª vez seguida; gasolina segue com preço recorde nos postos

26 Dez 2017 - 13h37Por Roberto Samora/Reuters
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil -

A Petrobras anunciou nesta terça-feira que elevará os preços do diesel em 1,1 por cento a partir de quarta-feira, na quinta alta consecutiva do combustível nas refinarias da estatal desde o dia 20 de dezembro.

Apesar dos consecutivos reajustes, os valores do diesel vendido nos postos recuaram 0,27 por cento na semana de 17 a 23 de dezembro, na comparação com o período anterior, para uma média nacional de 3,318 reais por litro, segundo pesquisa da reguladora ANP.

Os reajustes realizados pela Petrobras não necessariamente são repassados aos consumidores, uma vez que os preços na bomba dependem de distribuidores e dos postos.

A Petrobras anunciou também nesta terça-feira uma redução de 0,4 por cento para o preço da gasolina a partir do dia 27, dentro política da companhia de realizar reajustes mais frequentes para acompanhar as cotações externas e ao mesmo tempo retomar mercado perdido para concorrentes que importam os combustíveis.

A redução do preço da gasolina nas refinarias da Petrobras interrompeu uma série de três alta consecutivas, iniciada após uma queda de 2,2 por cento em 20 de dezembro.

Nos postos, segundo a pesquisa da ANP, o preço médio da gasolina no Brasil voltou a renovar máxima recorde nominal, registrando a sétima alta semanal consecutiva. O valor apurado pela ANP foi de 4,089 reais por litro, ante 4,053 reais ba semana anterior.

A pesquisa da ANP também apontou uma alta semanal para o etanol hidratado (concorrente da gasolina), a 2,9 reais por litro em média, ante 2,852 reais na semana anterior.

Leia Também

Últimas Notícias