terça, 23 de abril de 2024
Brasil

Olhe para o Céu! Última 'superlua' do ano poderá ser vista na noite desta quinta-feira

07 Mai 2020 - 19h47Por Redação São Carlos Agora
Olhe para o Céu! Última 'superlua' do ano poderá ser vista na noite desta quinta-feira - Crédito: Agência Brasil Crédito: Agência Brasil

A última oportunidade para conseguir observar a Superlua em 2020 será nesta quinta-feira (07). O momento mais indicado para observar o fenômeno será no fim da tarde, por volta das 17h36. O satélite estará em seu perigeu, que é o ponto de sua órbita mais próximo da Terra.

A Superlua acontece por dois motivos. O primeiro é a trajetória da Lua em torno da Terra que não forma um círculo perfeito com sua órbita um pouco achatada.

Por conta disso, a lua atinge, de tempos em tempos, o ponto mais próximo à Terra, evento astronômico conhecido como perigeu. Para a fenômeno ser visível, é preciso, também, que seja época de lua cheia que acontece a cada 28 dias.

Em 2020, a combinação dos dois fenômenos foi registrada três vezes, nos dias 9 de fevereiro, 9 de março e 8 de abril.

Melhor jeito de observar

Para observá-la o ideal é estar em um ponto alto da sua cidade. O fenômeno começou a ser transmitido desde a última quarta-feira (06), pelo astrônomo Paul Cox, do Observatório Slooh, o mesmo transmitiu a passagem do asteroide 1998 OR2, em 28 de abril.

Com informações do Portal R7.

Leia Também

Últimas Notícias