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O escritório de advocacia do futuro

27 Mai 2019 - 05h12Por Aurum
O escritório de advocacia do futuro - Crédito: Unsplash Crédito: Unsplash

Apesar de o Direito ser uma carreira bastante tradicional, as rotinas de trabalho em escritórios de advocacia não permaneceram paradas no tempo frente às mudanças proporcionadas pela tecnologia.

Mas as mudanças vão além da incorporação de vestuário menos formal, da adoção do trabalho em home office e dos ambientes menos hierárquicos.  Hoje os escritórios entendem que é cada vez mais necessário se modernizar e adotar tendências do mercado para oferecer um bom serviço.

Algumas práticas podem diferenciar um "escritório de advocacia do futuro" dos demais escritórios. Hoje já se fala em advocacia 4.0, que trata de novas práticas associadas à incorporação da tecnologia na rotina jurídica que vão desde a utilização de ferramentas de automação até a um mergulho nas ferramentas de marketing digital. E para estar à frente de um escritório do futuro, é preciso que o advogado vá além da prática do Direito: é essencial adotar um perfil empreendedor e estar sintonizado com as melhores práticas de gestão.

Algumas ferramentas, como as listadas a seguir podem fazer a diferença para quem quer acompanhar a modernização do setor.

Marketing Digital

Com o avanço da popularidade das redes sociais e da comunicação digital no mercado de produtos e serviços, a presença online é fundamental para atrair e fidelizar clientes, além de garantir a visibilidade de uma marca ou empresa. Isso vale para os escritórios de advocacia.

Entre as principais técnicas de marketing digital que podem ajudar um escritório de advocacia a garantir um espaço no mercado estão: a presença em redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, etc.; e a criação de conteúdo que possa ajudar a solucionar dúvidas de clientes e oferecer possíveis soluções para os seus problemas (blogposts, e-books, vídeos, entre outros).

A interação online e a possibilidade de estar em contato com milhares de pessoas utilizando a internet são ferramentas poderosas que não devem ser negligenciadas por nenhum negócio que aspire alcançar novos patamares. Porém, não basta criar um perfil e postar. Cada rede possui sua forma de comunicação, por isso é essencial entender a linguagem de cada uma.

Outro ponto de extrema importância é a qualidade. O sucesso da estratégia online está condicionado à utilização de conteúdos relevantes, de preferência exclusivos. Por isso é de suma importância dedicar-se a essa função após muita pesquisa e manter o foco na informação. 

Chatbots para atendimento

Os chatbots já são utilizados amplamente no mercado como uma forma de gerar economia e mais dinamismo no atendimento de clientes. Basicamente, os chatbots são programados para atender aos clientes fornecendo respostas e tirando dúvidas básicas sobre serviços e produtos. Trata-se de um programa de computador feito para simular uma interação entre duas pessoas.

Em um escritório de advocacia é possível utilizar os chatbots para fazer o primeiro contato com o potencial cliente. Por meio do site, a ferramenta pode responder as primeiras dúvidas e fornecer informações preliminares sobre o modo de trabalho e até marcar reuniões.

Software jurídico

Por fim, a principal ferramenta para modernizar um escritório de advocacia e levá-lo ao futuro é o software jurídico.

Os softwares são desenvolvidos para ajudar a organizar atividades, rotinas, informações e documentos. Há diversas possibilidades, mas destacam-se as seguintes funcionalidades:

  • Controle avançado de prazos processuais com inteligência artificial: o sistema atualiza sobre o andamento das atividades relacionadas aos prazos para que a equipe não precise recorrer às planilhas de acompanhamento.
  • Escritório online: o gestor tem acesso às informações em tempo real e pode gerir sua equipe delegando tarefas pela ferramenta, seja por meio do computador, tablet ou smartphone.
  • Área do cliente: os softwares mais completos como o Astrea, desenvolvido pela Aurum oferecem um ambiente online para que clientes consultem informações referentes aos seus processos sem necessidade de contatar o escritório tornando o atendimento mais ágil. 

A adoção de um software jurídico pode ser um fator determinante para um aumento significativo na produtividade e na qualidade dos serviços prestados.

Mas para ter sucesso na advocacia do futuro, é preciso mudar o mindset. Deve-se entender que a adaptação e atualização devem ser palavras de ordem entre aqueles que querem fazer parte do mercado no futuro.

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