quinta, 28 de março de 2024
Brasil

Newton Lima afirma que casamento entre Educação e C&T é sinônimo de desenvolvimento

25 Jan 2012 - 13h56

Em cerimônia prestigiada pelo ex-presidente Lula, ministros, políticos, empresários e comunidade acadêmica, a presidenta Dilma Rousseff deu posse ontem (24), aos ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Marco Antônio Raupp (Ciência, Tecnologia e Inovação). O evento, que também marcou a despedida do ex-ministro Fernando Haddad do Ministério da Educação, contou com a presença do deputado Newton Lima (PT-SP).

Emocionada, Dilma fez questão de destacar que era “um enorme prazer” receber Lula no Palácio do Planalto – foi a primeira visita do ex-presidente desde que concluiu o seu mandato. “Temos que reconhecer de público que a estratégia de democratizar o acesso à educação foi do senhor", acrescentou Dilma. Ela lembrou ainda que Lula mudou a qualidade do ensino no Brasil. “Uma educação que sempre foi excludente no País, deu um salto de qualidade no governo Lula, com a universalização do acesso desde a pré-escola até a universidade e com a qualificação e valorização dos professores”, salientou a presidenta.

Dilma afirmou que a união entre educação, ciência, tecnologia e inovação irá transformar o Brasil. “A construção do futuro passa pela ampliação das oportunidades, da qualidade da educação, da capacidade de produzir ciência e tecnologia e de inovar”, disse.

Para o deputado Newton Lima, é fundamental a estratégia anunciada pela presidenta Dilma de unir educação com ciência e tecnologia. “Essa confirmação do casamento da ciência com a educação como uma política estratégica de governo é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do País”, afirmou o parlamentar.

De acordo com o deputado, a perspectiva agora é avançar em todas as ações implementadas nas áreas da educação e da ciência e tecnologia até hoje. “Ainda temos muitos desafios, e os ministros Mercadante e Raupp, sem dúvida alguma, vão acelerar todo esse processo, promovendo novas conquistas a partir de um legado que começou com o presidente Lula”, finalizou Newton Lima.

Leia Também

Últimas Notícias