Menu
sábado, 18 de setembro de 2021
Brasil

Ministério da Fazenda aprova fusão que criará maior produtora mundial de suco de laranja

31 Mar 2011 - 10h43
0 - 0 -

A Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda recomendou a aprovação sem restrições da fusão que criará a maior produtora de suco de laranja do mundo: a Citrosuco, do Grupo Fischer, com a Citrovita, do Grupo Votorantim.

De acordo com o parecer da Seae, a operação não provoca prejuízos à concorrência no mercado de laranja in natura nem no de suco de laranja congelado. O negócio precisa ainda ser analisado pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça, antes de ser julgado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Anunciada em maio do ano passado, a fusão criará a maior produtora internacional de suco de laranja, com 25% de participação no mercado mundial do produto e faturamento anual de R$ 2 bilhões. No Brasil, a nova gigante dominará de 40% a 45% da laranja processada, empurrando a atual líder, Cutrale, para o segundo lugar, com 35% de participação.

Cada empresa terá 50% de participação. De acordo com a Seae, a fusão resultará na integração não apenas da fabricação do suco, mas de toda a cadeia produtiva. A unificação também abrangerá a armazenagem, o transporte, a distribuição e a comercialização de suco de laranja e derivados. O plantio e o cultivo da laranja também serão unificados.

A legislação brasileira exige que atos de concentração, como compra ou fusão de empresas, que envolvam faturamento superior a R$ 400 milhões ou participação de mercado acima de 20% sejam aprovados pelo o Cade, com base em pareceres da Seae e da SDE.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias