quinta, 18 de abril de 2024
Brasil

MEC divulga cronograma do SiSU

03 Jan 2013 - 10h11

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma de inscrições do processo seletivo 2013 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para estudantes interessados em ingressar no Ensino Superior em uma instituição pública de ensino. As inscrições serão abertas à 0 hora do dia 7 de janeiro e se estenderão até a meia-noite do dia 11, seguindo o horário oficial de Brasília. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14 de janeiro e as matrículas estão agendadas para os dias 18, 21 e 22 desse mesmo mês.

Pelo terceiro ano consecutivo, as 2.553 vagas ofertadas pela UFSCar nos 57 cursos de graduação presenciais serão preenchidas por meio desse sistema. O único curso da Universidade que não participa do SiSU é o de Licenciatura em Música, que terá prova específica aplicada no dia 3 de fevereiro para as 24 vagas oferecidas.

No SiSU o estudante pode fazer duas opções de curso que podem ser para vaga na mesma Universidade. Para cada uma das opções o estudante deverá indicar a modalidade de concorrência, de acordo com o estabelecido pela Lei 12.711/2012, que instituiu a reserva de vagas nas Universidades Federais e nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Na UFSCar 40% das vagas estão reservadas aos estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas da rede pública de ensino, sendo metade dessas vagas reservadas a estudantes que tenham renda bruta mensal igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio por pessoa. Na divisão das vagas pelo critério de menor ou maior renda, também é aplicada a reserva para estudantes que se autodeclaram como pretos ou pardos (34,7% das vagas), na forma definida no regulamento.

Durante o período de inscrições é possível mudar essas opções e também visualizar a nota de corte para cada curso. Cada mudança que o candidato faz altera sua inscrição anterior. Quando aprovado na primeira opção de curso, o candidato será automaticamente retirado do Sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. Aquele que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no Sistema e ser convocado na chamada seguinte. Os candidatos que não conseguirem vaga nas duas primeiras chamadas - feitas pelo SiSU - poderão ainda pedir inclusão, entre 28 de janeiro e 8 de fevereiro, na Lista de Espera, que será publicada em 18 de fevereiro. A UFSCar utilizará exclusivamente a Lista de Espera para realizar as demais chamadas, em datas que serão divulgadas no regulamento do processo seletivo, a ser publicado oportunamente.

No Termo de Adesão da UFSCar ao SiSU, o candidato pode consultar todos os cursos, vagas e pesos atribuídos para cada uma das notas do Enem 2012, bem como outras informações importantes para essa etapa de inscrições. Na página do SiSU os candidatos poderão consultar os cursos disponíveis e as instituições participantes. O regulamento do processo seletivo 2013 da UFSCar está disponível nesse link.

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria do Vestibular da UFSCar pelo e-mail covest@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8152.

Leia Também

Últimas Notícias