sexta, 19 de abril de 2024
Brasil

Lava Jato investiga contratos fictícios com Petrobras para repasses ilegais de recursos

24 Mai 2016 - 09h24Por Pedro Fonseca/Reuters
Carro da Polícia Federal visto no Rio de Janeiro. Foto: Sergio Moraes - Carro da Polícia Federal visto no Rio de Janeiro. Foto: Sergio Moraes -

A força-tarefa da Lava Jato deflagrou nesta terça-feira, 24, a 30ª fase da operação para investigar empresas suspeitas de firmar contratos fictícios com a Petrobras para viabilizar o repasse ilegal de recursos para pessoas envolvidas no esquema bilionário de corrupção na estatal, informou a Polícia Federal.

A nova etapa cumpre 2 mandados de prisão preventiva, 28 de busca e apreensão e 9 de condução coercitiva em São Paulo e no Rio de Janeiro, e foi batizada de operação Vício, disse a PF em nota oficial.

"As investigações estão inseridas diretamente no já revelado esquema de corrupção e lavagem de ativos decorrentes de contratos firmados com a Petrobras. Trata-se da apreciação de vários contratos e correspondentes repasses de valores não devidos ocorridos entre empresas contratantes da Petrobras e funcionários da estatal e agentes públicos e políticos", afirmou a nota da PF.

Segundo a Polícia Federal, três grupos de empresas são investigados por terem se utilizado de operadores e de contratos fictícios de prestação de serviços, principalmente relacionados às diretorias de Serviços e de Abastecimento da estatal. Também estão sendo cumpridos mandados para a apuração de pagamentos indevidos a um executivo da área internacional da Petrobras em contratos firmados para aquisição de navios-sondas.

Mais cedo, a emissora de TV Globonews informou que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, já condenado a 23 anos de prisão por crimes cometidos no âmbito do esquema de corrupção investigado pela Lava Jato, está entre os alvos da operação. Em seu comunicado, a Polícia Federal não informou nomes das pessoas envolvidas na nova etapa.

A nova fase da Lava Jato foi deflagrada apenas um dia após a prisão de um ex-funcionário do PP na 29ª fase da operação.

Leia Também

Últimas Notícias