quinta, 28 de março de 2024
Brasil

Jogo virtual ensina estudantes da rede estadual a evitarem os riscos das chuvas de verão

Game criado em parceria com a Defesa Civil é indicado a alunos a partir de 10 anos como opção de diversão e aprendizagem nas férias

27 Dez 2017 - 12h54Por Redação
Foto: Pedro Brandão - Foto: Pedro Brandão -

Com o início da temporada de chuvas de verão, cresce a incidência de inundações, afogamentos, escorregamentos e acidentes causados por raios. Para ajudar na prevenção de maneira divertida, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza o game "Defesa Civil - A Aventura". Livre e gratuito a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o jogo reúne mais de 100 desafios, apresentando alternativas de como agir em diferentes situações de risco.

Dividido em nove módulos, o jogo virtual é conduzido por um guia chamado Guto. A tarefa dele é apontar as condições de perigo e auxiliar os estudantes a encontrar as melhores estratégias para resolver os problemas. No caso de raios e trovões, o jogador aprende quais são os lugares mais seguros e os que devem ser evitados, os objetos que mais conduzem energia e a quem pedir socorro. Excesso de lixo, casas em terrenos irregulares e ausência de rotas de fuga são algumas das situações apontadas que merecem destreza do estudante, que desenvolve habilidades para ajudar a salvar vidas no mundo real.

A cada fase, o estudante encontra um cenário diferente, como áreas abertas em dias de chuva - incluindo praias e rios -, construções próximas a encostas e lixo jogado em local inadequado. Para passar de etapa e acumular medalhas, é preciso cumprir todas as tarefas preventivas e ainda orientar a comunidade como evitar problemas. No final do game, o aluno recebe um certificado com destaque para as medalhas conquistadas ao longo do jogo.

Para acessar o "Defesa Civil - A Aventura", basta o aluno  informar o número do R.A. (registro do aluno) no site da Evesp (http://www.educacao.sp.gov.br/evesp/cursos/) plataforma virtual interativa que abriga cursos de idiomas, pré-vestibular e desenvolvimento de habilidades. A participação nos programas são registrados no histórico escolar dos estudantes. Todo o conteúdo foi desenvolvido com a supervisão técnica da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil da Secretaria da Casa Militar.

Leia Também

Últimas Notícias