terça, 16 de abril de 2024
Brasil

Inadimplência das empresas diminui 6,5% em 2017, afirma Boa Vista SCPC

02 Fev 2018 - 03h34Por Redação
0 - 0 -

A inadimplência das empresas em todo o país caiu 6,5% em relação a 2016, de acordo com dados nacionais coletados pela Boa Vista SCPC. O indicador é um somatório dos principais mecanismos de apontamento de inadimplência empresarial, isto é, cheques devolvidos, títulos protestados e registros de débitos realizados na base do SCPC.

Na comparação com o trimestre anterior, utilizando dados dessazonalizados, a queda foi de 4,3%. Na variação contra o mesmo trimestre do ano anterior a queda foi mais acentuada, de 10,1%.

Após praticamente três anos de elevações, o fluxo de inadimplência das empresas a partir do 2º trimestre 2016 entrou em desaceleração devido ao movimento de restrição de crédito por parte dos concedentes, tendo como consequência amenização dos fluxos de inadimplência na análise de longo prazo (acumulados em quatro trimestres). Para os próximos trimestres espera-se a manutenção dos baixos níveis de inadimplência, uma vez que a retomada da atividade econômica, menor inflação e diminuição dos juros deverão proporcionar um cenário mais favorável para o ambiente empresarial.

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/inadimplencia-das-empresas/.

 

Leia Também

Últimas Notícias