quinta, 28 de março de 2024
Brasil

Governador elogia mulher que denunciou morte ao 190

06 Abr 2011 - 09h33

O governador Geraldo Alckmin elogiou a atitude da moradora de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, que denunciou ao 190, telefone de emergência da Polícia Militar, o assassinato cometido por dois PMs em um cemitério. A declaração foi feita na manhã desta terça-feira (05), quando Alckmin deu início a obras do Contorno Viário de Piracicaba, a 164 quilômetros da Capital. O governador destacou que esse é um exemplo da eficácia do Centro de Operações da PM (Copom), e lembrou que policiais bandidos não têm espaço nas polícias de São Paulo.

“Esta é uma mulher que teve uma atitude exemplar, corajosa, firme, denunciando um caso gravíssimo. Quero cumprimentá-la e dizer que ela é um exemplo de cidadã que ajuda a sociedade. Os policiais já estão presos. Nós não passamos a mão na cabeça de bandido. Eles serão expulsos da polícia e responderão a processo criminal”, afirmou.

Em todo o Estado, o Copom recebe uma média de 150 mil ligações por dia, sendo 35 mil só na Capital. Do total de ligações, 37.500 resultam em despacho de viaturas para atendimento. Os policiais computam todos os tipos de ligação, desde chamadas de pessoas que precisam comunicar algum crime a pedidos de orientação.

O policial recebe a informação da ocorrência e, automaticamente, na tela do computador, verifica e despacha a viatura mais indicada e próxima para o atendimento emergencial. O sistema atende também a Defesa Civil e a Guarda Municipal.

Durante as chamadas, o supervisor classifica as ocorrências por grau de relevância. As que envolvem risco de morte são classificadas como “urgente”. Os avisos de roubo de carro são identificados como “alerta”. Dessa forma, a equipe de despachos atende primeiro às ocorrências mais graves, priorizando a prevenção e a proteção à vida.

A Polícia Militar também conta com o Copom Online, que mostra, em tempo real, na tela do computador, todos os recursos logísticos disponíveis para atender as ocorrências: viaturas, helicópteros, embarcações, unidades policiais, etc. Com o recurso, a decisão tomada pelos policiais será mais eficiente.

O Copom dispõe também de bancos de dados e sistema criminais, como o Fotocrim, que é a maior base fotográfica criminal do país, com mais de 400 mil registros. O sistema disponibiliza fotos de foragidos e acusados de cometer algum crime. O 190 se tornou para a população o número de salvação para todo e qualquer problema. O serviço opera desde 1981.

Policiamento reforçado - Durante o evento em Piracicaba, Alckmin destacou que o CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior), responsável pelo policiamento na região de Piracicaba, está recebendo 163 novos PMs. Somente na cidade de Piracicaba haverá um reforço de 37 novos soldados.

Os novos policiais integram uma turma de 2.332 soldados formados no final do mês passado, designados para atuar em todas as regiões do interior, litoral, capital e Grande São Paulo.

O governador já tinha anunciado que, no segundo semestre, outros 2.190 soldados vão se formar e, para o final do ano, mais 1.600.

Fonte: Site SSP/SP

Leia Também

Últimas Notícias