sexta, 29 de março de 2024
Brasil

Fuvest divulga redações exemplares do último vestibular

08 Mai 2013 - 11h26Por Com infomrações do G1
0 - 0 -

A Fuvest divulgou em seu site, nesta quarta-feira (8), exemplos de redações de candidatos que fizeram o último vestibular e que foram consideradas modelo de boa dissertação. Ao todo foram disponibilizadas 27 redações. O vestibular da Fuvest seleciona candidatos para a Universidade de São Paulo (USP) e para o curso de medicina da Faculdades de Ciências Médicas da Santa Casa.

O tema foi relacionado ao consumo. Foi apresentada uma propaganda de um cartão de crédito com a frase "Aproveite o que o mundo tem de melhor." O tema pedia para relacionar o consumo e a oferta de crédito com o conceito de felicidade e a inversão de valores da sociedade.

Em uma das redações apresentadas, o candidato não colocou o título. O Manual do Candidato não especifica se o título é ou não obrigatório.

A redação da Fuvest recebe uma correção especial. Logo que as provas chegam, é feita uma leitura eletrônica do texto do candidato. Em seguida, são feitas duas cópias desse texto, sem identificar o candidato pelo nome, que são encaminhadas a dois corretores independentes, previamente treinados. Eles deverão atribuir nota a essa redação, levando em conta três características: tipo de texto e abordagem do tema, estrutura e expressão.

Cada uma de tais características recebe notas 0, 1, 2, 3 ou 4. Se as duas avaliações independentes não convergirem (discrepância detectada pelos computadores), a redação é encaminhada a uma banca superior, que analisa tudo novamente e atribui a nota definitiva. A fuga ao tema proposto anula a redação, que receberá nota zero.

Leia Também

Últimas Notícias