sexta, 29 de março de 2024
Brasil

Estudantes detidos na USP terão de pagar R$ 1.050 de fiança

08 Nov 2011 - 13h16
Alunos são retirados da USP pela Tropa de Choque da PM (Foto: André Lessa/ AE ) - Alunos são retirados da USP pela Tropa de Choque da PM (Foto: André Lessa/ AE ) -

Os 70 estudantes presos hoje (8), durante a operação de reintegração do prédio da reitoria da Universidade de São Paulo (USP), terão de pagar R$ 1.050 de fiança. O valor pode aumentar conforme as condições econômicas de cada aluno. Todos foram presos em flagrante. Eles foram indiciados por crimes de desobediência, dano ao patrimônio público e crime ambiental. As prisões ocorreram pela manhã, quando policiais cumpriam a ordem judicial de reintegração.

Os alunos presos foram levados para a 91ª Delegacia de Polícia, na zona oeste da capital paulista, São Paulo. Os estudantes foram transportados em três ônibus da Polícia Militar (PM), nos quais permanecem detidos e saem em grupos para prestar depoimento.

Desde o dia 1º, os estudantes estavam acampados no prédio principal da reitoria da USP. Dos 70 presos, 63 foram detidos dentro da reitoria – são 43 homens e 20 mulheres. Do grupo, sete alunos foram detidos por depredarem uma viatura da PM, na parte de fora do prédio da reitoria.

O diretor do sindicato dos trabalhadores da USP, Domênico Colacicco, disse que os estudantes estão presos sem água, não podem ir ao banheiro nem têm autorização para se comunicarem externamente. De acordo com eles, os aparelhos celulares dos alunos foram retirados. “Isso é um absurdo”, resumiu.

Em cerca de duas horas, a PM cumpriu a ordem judicial de reintegração de posse do prédio da universidade. Pela manhã, as chaves da reitoria foram entregues a um oficial de Justiça pelo comando da polícia. A operação começou por volta das 5h20 desta manhã envolvendo aproximadamente 400 policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Por volta das 6h, os policiais tentaram retirar mais de 150 estudantes que estavam no local. Porém, alguns dos 63 estudantes, que estavam em uma das salas da reitoria, resistiu à retirada agredindo verbalmente os policiais. Os policiais reagiram tentando conter os alunos.

Leia Também

Últimas Notícias