sexta, 19 de abril de 2024
Brasil

Detran faz esclarecimento sobre troca de placas

01 Ago 2011 - 11h13

Após muitas dúvidas e reclamações da população, o Detran de São Paulo emitiu uma nota onde esclarece os procedimentos da trocas de placas de veículo.

De acordo com a publicação, as placas tradicionais deixarão de ser utilizadas no emplacamento dos veículos do Estado de São Paulo a partir de 1º de janeiro de 2012, quando serão substituídas por um novo modelo com mecanismos de segurança como uma película refletiva.

A mudança, em abrangência nacional, foi determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na resolução 372, publicada em março de 2011, e tem o objetivo de aumentar a segurança e facilitar a fiscalização do trânsito.

Os veículos zero quilômetro deverão, obrigatoriamente, receber placas e tarjetas confeccionadas com esta película refletiva a partir do início do vigor da resolução, em 1º de janeiro de 2012.

A alteração passa a ser feita também em casos de transferência de propriedade, quando há mudança de município ou Estado; perda, furto, roubo e mau estado de conservação, situações que exigem a confecção de uma nova placa.

Todos os demais veículos permanecem com suas placas atuais. Não há qualquer exigência para que o cidadão troque a placa de seu veículo imediatamente.

Diferentemente do que foi publicado, o custo extra, que poderá existir em relação às atuais placas existentes no mercado, está sendo negociado pelo governo do Estado de São Paulo para não onerar o cidadão.

Leia Também

Últimas Notícias