Menu
terça, 03 de agosto de 2021
Brasil

Delegacia Eletrônica passará a registrar roubo de veículos

20 Jan 2012 - 14h12

Os roubos de veículos poderão ser registrados na Delegacia Eletrônica a partir de março, quando a Polícia Civil também passará a receber pela internet queixas de calúnia, injúria, difamação e ameaça. A ampliação da Delegacia Eletrônica prevê em um segundo momento a inclusão do registro de furtos em geral - os furtos de veículos já são comunicados à polícia de forma online.

A medida visa agilizar o atendimento nos distritos policiais do Estado e proporcionar mais conforto às pessoas no momento do registro de um crime. "Mais à vontade, a vítima pode fornecer mais detalhes como uma cicatriz, uma tatuagem ou um acessório, que podem facilitar o trabalho da polícia", afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro.

Após registrar o roubo do veículo, a vítima poderá ir pessoalmente à delegacia, onde não precisará aguardar pelo atendimento. No ato, prestará depoimento que pode auxiliar a polícia na elaboração de um retrato falado, no reconhecimento do autor através do banco de fotos ou no acréscimo de alguma informação sigilosa.

O próximo passo será a inclusão dos furtos em geral nos crimes que podem ser registrados pela internet. A expectativa do delegado-geral da Polícia Civil é a de que, com a medida, a notificação de pequenos crimes aumente.

Desde outubro do ano passado, também é possível registrar acidentes de trânsito sem vítimas pela internet. Antes, as unidades da Polícia Militar começaram a registrar qualquer crime disponível na Delegacia Eletrônica.

Hoje, a unidade eletrônica da Polícia Civil é responsável por 23,3% dos boletins de ocorrência do Estado. Por ela é possível registrar acidente de trânsito sem vítimas, furto de veículos, desaparecimento de pessoas, furto ou perda de documentos, celulares e placas de veículos e encontro de pessoas desaparecidas.

A ampliação da Delegacia Eletrônica está sendo desenvolvida pelo Grupo de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias