quinta, 18 de abril de 2024
Brasil

Confira as dicas para encarar o horário de verão

16 Out 2012 - 14h18

Em boa parte dos estados brasileiros, incluindo São Paulo, o horário de verão entra em vigor à zero hora do domingo, 21, quando os relógios deverão ser adiantados uma hora. A mudança exige adequação com relação à rotina e aos hábitos diários. Arnaldo Lichtenstein, médico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), dá dicas para uma adaptação tranquila ao novo horário:

- Nos dias que antecedem à mudança, durma a cada dia alguns minutos mais cedo.

- Evite situações estimulantes no final da tarde ou na parte da noite. Quanto mais estímulo, maior a dificuldade do organismo em relaxar. A melatonina, o hormônio regulador do sono, é acionada pela falta de luz e sofre alteração com a mudança de horário.

- Faça do seu ambiente de sono um local silencioso, escuro e arejado.

- Evite o consumo de café ou chá preto, que são estimulantes. Exercícios físicos muito extenuantes também devem ser evitados.

- Comer demais no jantar, ir dormir sem comer, tomar banho muito frio ou muito quente, ler livros ou ver filmes muito estimulantes nas horas que antecedem o sono não são recomendados.

- O horário de verão não é única instância que desequilibra o organismo. Novos turnos de trabalho ou viagens internacionais podem agir da mesma forma.

- Quem toma medicação deve seguir o horário do relógio.

- Aproveite o final de tarde e início de noite mais claros para fazer atividades prazerosas e caminhadas.

Leia Também

Últimas Notícias