Menu
segunda, 29 de novembro de 2021
Meio ambiente

Com linguagem acessível, e-book discute a importância da árvore na restauração das cidades

Livro "Verde urbano", gratuito, tem parceria com a ONU e capa com foto de Sebastião Salgado

18 Out 2021 - 07h11Por Redação
Com linguagem acessível, e-book discute a importância da árvore na restauração das cidades - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Árvores: de que maneira compõem parques, praças, conjuntos viários e canteiros centrais nas cidades? Quais os múltiplos benefícios que trazem para as pessoas, para o clima e para todos os seres vivos nos ambientes urbanos? Para falar do assunto de maneira simples e acessível ao público, acaba de ser lançado o e-book "Verde Urbano". Esse é o primeiro livro da Série "Eu, o meio ambiente e você", que busca popularizar temas científicos. O livro digital, publicado pela editora Unaspress, tem acesso gratuito e está disponível em https://bit.ly/3nFEC5x. 
"No livro, trazemos diversos temas relacionados ao ecossistema urbano, como, por exemplo, a biodiversidade presente nas cidades, o plantio e manejo de árvores, regulação do clima e ciclo hidrológico, sequestro e estoque de carbono, benefícios à saúde física e mental, além dos aspectos cênicos da ornamentação de ruas e avenidas que hospedam milhares de pessoas em nossas cidades", elenca o professor Fernando Periotto, do Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Lagoa do Sino da UFSCar, um dos organizadores da publicação.
"O e-book tem capa do fotógrafo Sebastião Salgado, laureado recentemente com o prêmio Imperial do Japão (considerado o "Nobel das Artes"), e conta com colaboradores que escreveram textos simples, de fácil compreensão, para que alcancemos facilmente o ‘grande público’, popularizando a ciência, levando conhecimento para os que têm pouco acesso, assim, difundindo no nosso país a construção de um mundo melhor, um mundo mais verde e azul!", celebra o professor da UFSCar. Para ele, este é o principal diferencial do livro em relação a outras obras sobre a mesma temática: "é a popularização da ciência de forma didática e com leitura leve para o público em geral". Sobre a linguagem empregada, explica que "a escrita permite a sensibilização de um leque avantajado do público que se interesse pela leitura".
Fernando Periotto conta que a ideia do livro surgiu a partir da parceria com mais dois colegas biólogos de profissão, Maurício Lamano Ferreira e Alessandro Reinaldo Zabotto, todos preocupados com a questão ambiental. "A preocupação se dá pelo cenário atual de cuidados, de manejo que as árvores em meios urbanos recebem. As ações danosas e irregulares quanto às árvores que crescem nas cidades são tantas que nos sentimos na obrigação de popularizar esse tema (Verde Urbano), que, há décadas, é amplamente discutido na academia. Se fazia urgente fazer a ponte de um tema acadêmico tão discutido, para o leigo ou para o jovem, por exemplo", explica Periotto. 
A obra foi elaborada no período de outubro de 2020 a julho de 2021 e conta com a participação de autores de diversas instituições de ensino brasileiras, estaduais, federais e privadas, além de profissionais de várias cidades e estados brasileiros, incluindo biólogos, arquitetos da paisagem, urbanistas, engenheiros florestais, agrônomos e ambientais, bem como gestores públicos.

Década da Restauração de Ecossistemas da ONU
Para o professor, essa iniciativa vem em um momento extremamente importante para o planeta, dentro da Década da Restauração de Ecossistemas (2021-2030), que tem como principal objetivo aumentar os esforços para restaurar ecossistemas degradados. Segundo Periotto, o livro é uma ação concreta dos esforços nesse contexto. "No caso dessa publicação, é a metodologia da sensibilização do público para um assunto ambiental, através da popularização de um tema ambiental de grande importância (restauração de ecossistemas urbanos). A ferramenta aqui é a educação. Porém, em outras esferas, a prática da restauração de ecossistemas urbanos, florestais, oceânicos, dentre outros, vem sendo fomentada por esse momento tão importante declarado pela ONU [Organização das Nações Unidas]".
O e-book "Verde Urbano" também já está disponível nos sites da Agência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) (disponível em https://bit.ly/3DkeotQ) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) (em https://bit.ly/3FxdGf5), além de ser também divulgado por organizações internacionais como a ONG Internacional Local Governments for Sustainability (ICLEI) e nas secretarias de meio ambiente no Brasil. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o professor Fernando Periotto pelo e-mail ferperiotto@yahoo.com.br.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias