sexta, 19 de abril de 2024
Brasil

Cerca de 33 mil presos paulistas farão Enem e Encceja para pessoas privadas de liberdade

11 Dez 2017 - 14h53
Cerca de 33 mil presos paulistas farão Enem e Encceja para pessoas privadas de liberdade -

O mês de dezembro marca, além do final do ano, a possibilidade de uma virada por meio da educação para pessoas presas: nos dias 12 e 13 de dezembro, reeducandos de todo o estado farão o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL); já nos dias 19 e 20, é vez de prestarem o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Só nas unidades prisionais administrada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), 33.006 presos se inscreveram para fazer as provas: foram 10.976 para o Enem PPL e 22.030, para o Encceja.

Tanto o Enem PPL quanto o Encceja são realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São exigidos os mesmos conteúdos do exame feito para as pessoas que estão em liberdade. A diferença é o local da aplicação da prova, que neste caso é realizada nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional de cada unidade federativa do Brasil. Diferentes de anos anteriores, a partir de 2017 o Enem não pode ser mais utilizado como certificação de conclusão do ensino médio.  Esse papel voltou a ser exercido pelo Encceja, que prevê a certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. Nos presídios administrados pela SAP, 11.037 presos farão as provas do Encceja para certificação no ensino fundamental e 10.993, para certificação no ensino médio. 
Para a preparação deste ano, a maioria das unidades prisionais participantes têm grupos de estudo coordenados por monitores da Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap) e por professores das escolas vinculadas - desde 2013 o ensino nos presídios é oferecido por professores da rede pública, através de parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Atualmente, mais de 35 mil presos estudam entre o ensino formal e não formal (cursos profissionalizantes, extracurriculares, atividades complementares) em todo o estado.

Na Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC), 2.098 (dois mil e noventa e oito) presos participarão do Enem, divididos nas unidades prisionais de: Campinas, Casa Branca, Capela do Alto, Mogi Guaçu, Guareí, Hortolândia, Iperó, Itapetininga, Itirapina, Mairinque, Piracicaba, Sorocaba, Jundiaí, Porto Feliz, Atibaia, Bragança Paulista, Mococa, Mogi Mirim, Rio Claro, Sumaré, Votorantim.

A aplicação da edição do ENEM PPL/ 2017 terá início às 13h30min, Horário oficial de Brasília-DF, em todas Unidades Prisionais e Socioeducativas que aderiram ao Exame.

 

Leia Também

Últimas Notícias