quarta, 24 de abril de 2024
Brasil

Centro de Ciências Agrárias da UFSCar apresenta Simpósio de EcoPaisagismo e Floricultura em Araras

Atividade é aberta a todo o público e acontece nos dias 8 e 9 de outubro.

07 Out 2013 - 17h08

O Grupo de Pesquisa em Horticultura e Paisagismo do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza, nos dias 8 e 9 de outubro, o "1º Simpósio de EcoPaisagismo e Floricultura". O objetivo do evento é promover o paisagismo e a floricultura como ciências, além de despertar o interesse por trabalhos e pesquisas na área e preparar os futuros profissionais para atuarem neste emergente mercado. A atividade é aberta a todos os interessados e e as inscrições devem ser feitas antecipadamente no CCA.

O Simpósio promoverá palestras sobre temas variados relacionados à temática principal. Os produtores de Holambra Arien Vanvliet e Roger Scholten abordam o mercado crescente nos ramos do paisagismo e floricultura; a bióloga Andréia Pimentel Gurgueia trata a pedagogia dos jardins na palestra "Jardins Educativos"; "O paisagismo como abordagem sustentável" será tema da palestra do professor José Flávio Leão; e o produtor Gerardus Olsthoon aborda o uso de cactáceas e suculentas no paisagismo contemporâneo. O professor Jean Carlos Cardoso, do Departamento de Desenvolvimento Rural (DDR) da UFSCar e coordenador da atividade, trata do cultivo in vitro de plantas ornamentais e o professor Miguel Maniero, docente do Departamento de Recursos Naturais e Proteção Ambiental da UFSCar, ministra palestra sobre o mercado do paisagismo para Agroecólogos e Agrônomos. Além disso, um representante da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Araras apresenta palestra sobre arborização urbana sustentável.

O evento também objetiva o desenvolvimento teórico e prático referente a soluções verdes para os centros urbanos com destaque para o uso de jardins verticais, telhados verdes e jardins de tratamento de esgotos. Esses temas serão abordados na palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo João Manuel Feijó. Estes jardins, além de ornamentais, propiciam economia no consumo energético, melhora da qualidade de vida e maior sustentabilidade ambiental, e têm despertado grande interesse comercial e ambiental. A palestra/minicurso dará respaldo teórico e prático para os estudantes, podendo inclusive fomentar a pesquisa científica.

"A atividade promove a reunião e a atualização de informações relacionadas aos diferentes setores da floricultura e paisagismo, de grande relevância para alunos de graduação e pós-graduação, técnicos, profissionais e produtores", destaca o docente e coordenador do evento Jean Carlos Cardoso.

O Simpósio é aberto a todo os interessados e as inscrições devem ser feitas na Cantina do CCA, das 12h30 às 13h40, de segunda a quinta-feira, ou através do email gphpufscar@gmail.com. O valor da inscrição é de R$ 20 e haverá entrega de certificado ao final das atividades. O evento acontece das 8 às 20 horas,  no Anfiteatro do CCA, localizado na Rodovia Anhanguera, km 174, em Araras. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3543-2906 ou pelo email jeancardoso@cca.ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias