sexta, 29 de março de 2024
Brasil

Campanha recolhe armas em São Paulo até sábado

13 Ago 2012 - 16h48

Começou hoje (13) a segunda etapa da campanha Unidos pelo Desarmamento que vai até as 13h do próximo sábado (18) na capital paulista. Este ano, cinco pontos de coleta do Centro de Integração da Cidadania (CIC), órgão da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, foram instalados na periferia da capital, contra dois na primeira edição.

 "As campanhas potencializam as entregas e nossa ideia é levar a discussão do controle de armas para a periferia e gerar oportunidades de colocar na pauta da comunidade a questão da cultura de paz", disse a coordenadora do CIC, Maria Isabel Cunha Soares.

De acordo com a coordenadora, a entrega de armas e munições cresceu. Ela citou, como exemplo, as ações desenvolvidas na região do M'Boi Mirim, bairro do extremo sul da cidade. Em 2010, apenas quatro pessoas fizeram entregas de armas. O número subiu para 21, no ano passado. Em toda a capital, 2.367 pessoas aderiram à campanha, em 2011, ante 427, em 2010. Mais de 14 mil armas foram recolhidas no estado no período de maio de 2011 a julho deste ano.

"A cada 18 armas recolhidas, uma vida é poupada", disse, citando estudo do Instituto Sou da Paz, um dos parceiros da iniciativa. Além dos pontos de coleta durante a campanha, existem 170 postos permanentes na capital e nos municípios da região metropolitana, como em Guarulhos, Francisco Morato e em Ferraz de Vasconcelos. Na campanha de 2013, deverá ser inaugurado um posto em Jundiaí (na região de Campinas).

Para fazer uma entrega, o interessado não precisa se identificar e nem mesmo relatar a origem da arma. Basta retirar a Guia de Trânsito, termo de autorização para o transporte da arma, que deve ser transportada separadamente da munição e embalada para impedir o uso imediato. As armas recolhidas são inutilizadas no ato de entrega e, posteriormente, repassadas à Polícia Militar, encarregada de enviar os objetos para o Exército.

O cidadão tem direito a receber indenização, que varia de R$100 a R$300, dependendo do tipo da arma. O dinheiro deve ser retirado no caixa de autoatendimento do Banco do Brasil.

Leia Também

Últimas Notícias