quinta, 25 de abril de 2024
Brasil

Campanha Nacional contra a Poliomielite e Sarampo inicia em novembro

28 Out 2014 - 21h05
0 - 0 -

O Ministério da Saúde, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde realiza, de 8 a 28 de novembro, a campanha contra a Poliomielite e Sarampo. A vacinação é gratuita e ocorrerá inclusive nos sábados, 8 e 22 de novembro, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Este é o 35º ano de Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 25º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. Todas as ações devem ser mantidas até que aconteça a erradicação mundial da doença, no estado de São Paulo, o último caso ocorreu no ano de 1989, no município de Teodoro Sampaio. A estratégia é vacinar todas as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias em todas as localidades.

A campanha de seguimento contra o Sarampo tem como objetivo manter elevadas e homogêneas coberturas vacinais, visando garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo, caxumba e rubéola no país. Todas as crianças entre 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade devem receber a vacina tríplice viral, independente do número de doses recebidas anteriormente.

Neste ano, até o dia 4 de outubro, o Brasil apresentou 514 casos confirmados de sarampo, sendo 486 no Ceará, distribuídos em 21 dos 184 municípios do Estado. Aproximadamente 25% ocorreram em menores de um ano de idade e, 47% em pessoas entre 10 e 29 anos de idade. O surto da doença teve início em dezembro de 2013.

Para garantir o cumprimento das campanhas, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, realiza até o dia 31 de outubro, no auditório do Sindicato Rural, uma capacitação para 250 profissionais da rede municipal de saúde.

“Todos os profissionais de saúde receberão orientação reforçada sobre  as idades preconizadas, situação epidemiológica das doenças, estratégias de vacinação, precauções e eventos diversos pós-vacinação e, desta forma, o nosso município realizará uma campanha de qualidade, que irá atingir o público-alvo”, afirmou a chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica, Márcia Valério Pallone.

Leia Também

Últimas Notícias