quinta, 28 de março de 2024
Brasil

Câmara aprova reajustes salariais com impacto bilionário no Orçamento

02 Jun 2016 - 10h41Por Pedro Fonseca/Reuters
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão do Congresso Nacional. Foto: Reuters/Ueslei Marcelino - Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão do Congresso Nacional. Foto: Reuters/Ueslei Marcelino -

A Câmara dos Deputados aprovou 14 projetos de lei para reajustar os salários de diversas categorias do Executivo, do Legislativo e do Judiciário em uma sessão que entrou pela madrugada desta quinta-feira, uma medida que terá impacto bilionário no Orçamento.

Só a proposta que reajusta salários de servidores do Judiciário tem impacto orçamentário para 2016 de 1,160 bilhão de reais, de acordo com a Agência Câmara Notícias. Segundo levantamento do jornal O Globo, o impacto dos reajustes no Orçamento será de cerca de 64 bilhões de reais até 2019.

De acordo com o Ministério do Planejamento, os recursos necessários para os reajustes já haviam sido assegurados na Lei Orçamentária Anual de 2016, e não vai haver impacto adicional. O impacto no exercício será de 4,230 bilhões de reais, disse o ministério em nota.

Os reajustes salariais foram negociados desde 2015 com o governo da presidente afastada Dilma Rousseff, mas foram assumidos pela administração do presidente interino Michel Temer.

"Os funcionários públicos estavam sendo enrolados e, agora, terão os aumentos aprovados", disse o deputado Baleia Rossi (SP), líder do PMDB, partido de Temer, segundo a agência.

A maior parte dos projetos precisa passar ainda por votação no Senado.

Os reajustes foram aprovados na Câmara apesar de o governo ter revisto no mês passado a meta fiscal para este ano para um déficit de 170,5 bilhões de reais, que foi aprovada pelo Congresso Nacional.

Leia Também

Últimas Notícias