sexta, 29 de março de 2024
Brasil

Bombeiros de SP vão formar voluntários para atendimentos de emergência

Ação chamada de Sistema de Atendimento de Emergências irá atuar em municípios do Estado

12 Dez 2017 - 15h01Por Do Governo do Estado de São Paulo
Foto Ilustrativa - Foto Ilustrativa -

Uma nova medida acaba de ser adotada pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo. Está em vigor o Sistema de Atendimento de Emergências que treinará voluntários para atuar nos casos de emergência.

O decreto, assinado pelo governador Geraldo Alckmin na tarde desta terça-feira (12), visa a integração de esforços, especialmente em casos de emergência, é vital para reduzir os danos de uma ocorrência de grandes proporções. Ele também determina como  funcionará a estrutura nas cidades, de acordo com a população, a alta incidência de ocorrências, regiões de riscos específicos.

"Nosso Corpo de Bombeiros tem profissionalismo, capacitação, tecnologia, equipamento e inteligência reconhecidos internacionalmente", afirmou o governador Geraldo Alckmin. "Nós precisamos expandir este bom trabalho e também não justifica você ter em municípios menores uma estrutura tão grande. Este modelo é usado em países como os Estados Unidos", exemplificou o governador.

Este decreto estrutura a atuação dos bombeiros na pronta resposta em casos de incêndios, catástrofes e emergências, valorizando a união com prefeituras, empresas e voluntários (no caso de municípios com população inferior a 25 mil habitantes), mediante convênio com os municípios.

As Defesas Civis, estadual e municipais, pela prerrogativa institucional, já integram o sistema.

Ainda na ocasião foi assinado e enviado para a Assembleia Legislativa o projeto de lei para a criação do Fundo dos Bombeiros.

Bom exemplo
A união entre profissionais do Estado, das empresas próximas e de voluntários evitou problemas em grandes incêndios, como o de tanques de combustível em Santos, em abril de 2015, ou o de contêineres no Guarujá, em janeiro do ano seguinte.

 

Leia Também

Últimas Notícias