sábado, 20 de abril de 2024
Regulamentação com benefícios

Bolsonaro aprova lei que evita que carros sejam guinchados em blitz

Medida vale para veículos que estiverem com caracteres apagados, lacre de segurança rompido e irregularidades similares

17 Nov 2021 - 13h39Por Marcos Escrivani
Detran - Crédito: divulgaçãoDetran - Crédito: divulgação

A partir de agora, motoristas poderão se beneficiar de uma mudança nas regulamentações no Código Brasileiro de Trânsito, já que ganham até 15 dias para regularizar pendências e evitar que seu carro seja guinchado.

De acordo com as novas determinações, a medida vale para carros que estiverem, com os caracteres das placas apagadas, lacre de segurança rompido e irregularidades similares, desde que não ofereçam risco à circulação. Os que tiverem o licenciamento atrasado não terão o carro guinchado automaticamente.

Outra alteração é que a lei permite de 10 a 12,5% a tolerância para o excesso de peso em ônibus de passageiros e caminhões de carga.

Sobre as alterações o Detran informou que a nova legislação permitirá que o motorista terá a chance de regularizar o veículo após uma fiscalização, excluindo assim a necessidade do pagamento de serviço de remoção e diárias em pátios.

Desta forma, o Detran informa ainda que o motorista que tenha algum tipo de irregularidade deve procurar o posto da cidade onde o carro está registrado, posteriormente adquirir um laudo de vistoria e pagar taxa de R$ 160. Caso não faça isso dentro do prazo, terá o carro bloqueado administrativamente e ser levado pela autoridade de trânsito.

As mudanças porém, não livra o motorista de ser multado pela infração prevista no Código de Trânsito.

Leia Também

Últimas Notícias