Menu
sábado, 27 de fevereiro de 2021
Brasil

Bibliotecas e salas de leitura das escolas estaduais reúnem livros obrigatórios para Fuvest

24 Mai 2016 - 09h12Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Fuvest, responsável pela elaboração e aplicação do vestibular da Universidade de São Paulo, divulgou a nova lista de leitura obrigatória para as provas de 2017/2018/2019. A cada três anos são adicionados ou retirados alguns títulos. Neste ano, por exemplo, a novidade é a inclusão do escritor angolano Pepeleta, autor de Mayombe. Obras consagradas da literatura brasileira e portuguesa completam a relação. Boa parte delas estão à disposição dos alunos na bibliotecas e salas de leitura das escolas estaduais.

São os casos de Iracema (José de Alencar), Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), O Cortiço (Aluísio de Azevedo), Capitães da Areia (Jorge Amado), Vidas Secas (Graciliano Ramos), A Cidade e as Serras (Eça de Queirós) e Sagarana (João Guimarães Rosa).

Alunos do Ensino Médio e Fundamental podem procurar a biblioteca da escola e "emprestar" o livro. Outra opção é a sala de leitura - ambiente equipado com livros, jornais, revistas, DVDs e aparelhos eletrônicos. Atualmente, são mais de 3.100 unidades de ensino participantes do projeto. Além da leitura, os professores costumam utilizar esses espaços para criar oficinas de contação de história, teatro e até jogos lúdicos de diversas disciplinas.

LIVROS PREFERIDOS DA REDE

Um levantamento realizado pela Secretaria da Educação de São Paulo no último semestre revelou as preferências de leitura dos estudantes das escolas estaduais. De acordo com os 150 mil voluntários que participaram da consulta online, o livro "O diário de Anne Frank", lançado pela primeira vez em 1947, é o preferido. Para chegar ao "top 10", cada aluno indicou o favorito na lista de 50 outros títulos nacionais e estrangeiros, entre romance, aventura, poesia e terror. O livro escrito pela jovem judia Anne, refugiada com a família em um porão durante a ocupação nazista em Amsterdã, foi o mais pontuado da seleção.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias