quinta, 25 de abril de 2024
Brasil

Alunos de SP aprendem em sala de aula a importância do cultivo da terra

13 Set 2016 - 10h26Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A preocupação de crianças e adolescentes com a natureza saiu das campanhas de ambientalistas e já está nas escolas. Na rede estadual de ensino de São Paulo, o tema faz parte do currículo oficial da Secretaria da Educação nas disciplinas de Geografia, Ciências e até Matemática e de atividades regulares. Ao lado de bibliotecas e laboratórios, hortas e pomares são também espaços de aprendizagem. Para comemorar o dia do agrônomo, nesta terça-feira, 13, conheça alguns exemplos.

JARDIM COMESTÍVEL

Na Escola Estadual Prof. Bento de Siqueira, no município de Marapoama (região de Catanduva), o projeto mantido desde 2008 une grêmio estudantil e participantes do programa Escola da Família. Para isso, a área do jardim foi revitalizada e no espaço construído um mini pomar onde os alunos plantam mudas de acerola, amora, ameixa, pitanga, banana, romã e outras frutas. Tudo que é colhido é aproveitado na merenda.

A paisagem também foi transformada. Agora quem visita a escola encontra pequenos canteiros de hortaliças, ervas medicinais e árvores frutíferas. Por ali, professores abordam em aula a importância da alimentação saudável, métodos de cultivo sustentável e até conceitos de geometria aplicados na construção dos canteiros.

VIVEIRO EDUCADOR

Já em Piracicaba, a Escola Estadual Prof. Manassés Ephrain encontrou uma forma diferente de trabalhar o tema. Em sala de aula, alunos matriculados na eletiva "Viveiro educador" aprendem técnicas de montagem de canteiros (que foram construídos com o uso de formas geométricas), plantio, germinação de sementes e todas as etapas necessárias para uma boa colheita.  

Neste semestre, pela primeira vez, a terra fertilizada no processo de compostagem será utilizada nos canteiros. Alunos e professores aproveitaram os resíduos da merenda para enriquecer a terra. Vasinhos com mudas de salsinha e cebolinha também poderão ser levados para casa.

MAR DE PLANTAS

Desde junho, na Escola Estadual Prof. Mario Manoel Dantas de Aquino, o verde "invadiu" os espaços cinzas. Na unidade em Suzano, alunos e professores plantaram mudas de coqueiros e árvores ornamentais nas áreas externas. Já no interior do prédio, próximo à horta utilizada para o plantio de alimentos saudáveis, foram colocadas mudas de árvores frutíferas e plantas medicinais.

A ação fez parte das atividades da Semana do Meio Ambiente deste ano. Uma organização não-governamental foi convidada para orientar os participantes - jovens do Ensino Fundamental e Médio. Além de dar um colorido ao ambiente, os estudantes também receberam certificados pelo treinamento com técnicos.

Leia Também

Últimas Notícias