sexta, 19 de abril de 2024
Brasil

2ª fase da Fuvest começa no domingo para 31,5 mil

03 Jan 2012 - 15h12

A segunda fase do vestibular da Fuvest começa neste domingo e, até lá, os 29.203 candidatos que seguem na disputa por vagas não devem exagerar nos estudos, aconselham professores. A dica mais importante para a reta final é fazer as provas dos últimos anos como forma de revisar o conteúdo e conhecer a estrutura dos exames dissertativos.

Estão em jogo 10.852 vagas em cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP) e 100 na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.

No domingo, os candidatos fazem uma redação e 10 questões de interpretação de textos, gramática e literatura. Na segunda-feira caem 16 questões de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. Algumas são interdisciplinares. A terceira prova, na terça, tem 12 questões de duas ou três disciplinas relacionadas ao curso escolhido. Cada exame vale 100 pontos.

O coordenador do cursinho Etapa, Marcelo Dias Carvalho, recomenda aos estudantes que leiam com atenção os enunciados e só respondam o que a questão pede. "Mas não deixem a resposta em branco. Mesmo resoluções parciais são valorizadas."

No primeiro dia, o estudante deve ler o tema da redação e fazer um rascunho antes de partir para as questões. "Faça um esquema e pense em argumentos para defender ou contradizer a proposta", sugere a professora de gramática e redação do Colégio Stockler, Arlete Vieira.

A Fuvest costuma explorar as obras de leitura obrigatória e avaliar as capacidades de compreensão e expressão do aluno.

Leia Também

Últimas Notícias