quinta, 18 de abril de 2024
Educação

Professores são valorizados em Ibaté

16 Out 2018 - 07h32Por Redação
Professores são valorizados em Ibaté - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Neste dia 15 de outubro é comemorado o dia do professor e a Prefeitura Municipal de Ibaté, por meio Departamento de Educação e Cultura, homenageou os educadores das treze unidades escolares que tem a missão de ensinar as crianças.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino possui um quadro com 290 professores que atuam nas áreas de Educação Infantil (Pré-Escola e Creche), Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Música e Educação Física, como também a equipe gestora: os diretores, vice-diretor e coordenadores, além desses queridos profissionais, temos os profissionais terceirizados de informática e nesta data, as equipes gestoras das escolas homenageiam os professores com mensagens, mimos, confraternizações e outros.

A assessora de Educação e Cultura de Ibaté, Fátima Vaz, destaca a missão de ser educador. “Ser professor, é tocar na emoção diária de estar com pessoas e ser desafiado muitas vezes e até ser irritado e neste momento voltar e pensar de novo, é por isso que as profissões de paixão são profissões que transformam e cansam fisicamente, pois se escolhemos ser professor é por que tivemos boas experiências e escolhemos voltar neste ambiente que nos formou e fazer diariamente o que nos realiza”, disse.

Em Ibaté, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) está acima da meta prevista para 2021, e de acordo a assessora de Educação, esse fato se deve porque todos os educadores da cidade trabalham e desenvolvem seus ofícios com paixão. “Vale lembrar que o Ideb mensurado nos alunos dos 5º anos, mas devemos lembrar que o resultado que ele indica, é o iniciado lá na creche, perpassando a pré-escola e culminando no 5º ano”, disse.

Dessa forma, o trabalho do professor e as relações que este estabelece dentro de sala de aula são fundamentais para o processo de democratização e promoção da qualidade na educação. “O professor precisa estar atento e comprometido com sua prática. Trabalhar com inovação sem deixar de lado o planejamento de suas ações, pois o processo educativo exige organização sistemática, sem abandonar os princípios de liberdade, atendimento as necessidades individuais e coletivas, oportunidades para todos e formação para cidadania”, observou o prefeito José Luiz Parella (PSDB).

Para finalizar, Zé Parella parabenizou os professores pela data. “Todos os professores estão de parabéns. Não devemos lembrar apenas no dia dos professores, mas todos os dias, pois sem eles não teríamos nenhuma outra profissão, pois o advogado, o médico, o dentista, enfim, tem essas profissões, pois um dia tiveram um bom professor”, apontou o prefeito.

Em Ibaté, a atual administração busca valorizar os professores, com salário digno e oferecendo condições de trabalho e qualificação.

DIA DO PROFESSOR

O dia do professor para o brasileiro teve seu primeiro marco em 15 de outubro de 1827, no qual nesta data D. Pedro I assinou o documento inicial de Instrução Primária no Brasil e se oficializou em 1940, por Getúlio Vargas quando ocorreu uma greve de professores no Rio de Janeiro.

Leia Também

Últimas Notícias