sexta, 29 de março de 2024
Saúde

Prefeitura inicia mutirão contra dengue a partir deste sábado no Popular em Ibaté

12 Fev 2019 - 16h06Por Redação
Prefeitura inicia mutirão contra dengue a partir deste sábado no Popular em Ibaté -

A Prefeitura de Ibaté vai realizar a partir do próximo sábado (16), um mutirão de combate à dengue em todas as regiões da cidade. A ação terá início pelo Popular e seguirá até atingir todos os bairros.

O objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate através de medidas simples como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada.

A diretora Departamento Municipal de Saúde, Elaine Sartorelli, explica que as pessoas precisam entender que as altas temperaturas e o período de chuvas, que está se aproximando, ajuda muito a larva do mosquito se proliferar. “Por isso, a Prefeitura está organizando este mutirão. Toda a população precisa participar e ter consciência de que a prevenção é o melhor remédio contra a dengue”, disse.

A população deve prestar atenção ao carro de som, que anunciará o dia e o horário correto para os moradores colocarem os materiais que desejam descartar, nas calçadas em frente às residências. “É importante que as pessoas esperem o anúncio do carro de som ou dos agentes para que não fique lixo acumulado nas calçadas por vários dias”, disse a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Elaine Sartorelli.

Até o momento, a cidade tem nove casos de dengue confirmados. O número é maior que nos anos anteriores. O prefeito José Luiz Parella (PSDB) destaca que é importante manter a cidade limpa e conta com a colaboração da população. “Precisamos cuidar para que Ibaté continue apresentando baixo índice de dengue. Para isso, temos que deixar a cidade limpa, tanto a administração quanto a população. Nós vamos fazer a nossa parte e esperamos contar com a colaboração de todos”, contou.

Zé Parella enfatiza que é importante que a população não descuide, fazendo a limpeza semanal dos quintais e não deixando água parada, evitando locais que podem se tornar criadouros do mosquito. “Conto com a colaboração de todos os cidadãos para mantermos a cidade assim, todos já estão de parabéns por este baixo índice, mas não podemos relaxar, é manter assim para não ter nenhum caso de dengue em Ibaté”, ressaltou.

Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti é necessário manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água; colocar o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios; guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo; não deixar água da chuva acumular sobre a laje; encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água; lavar com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

Leia Também

Últimas Notícias