quarta, 24 de abril de 2024
Postos de trabalho

Pelo segundo mês seguido, nível de emprego industrial na região tem resultado negativo

18 Dez 2018 - 13h01Por Redação
Pelo segundo mês seguido, nível de emprego industrial na região tem resultado negativo - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do Ciesp - São Carlos (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) apresentou resultado negativo pelo segundo mês consecutivo. A variação ficou em -0,69%, o que significou uma queda de aproximadamente 250 postos de trabalho nos 12 municípios que integram a região.

O saldo é negativo também se comparado a novembro do ano passado, quando o resultado foi praticamente estável com uma variação de 0,05%, o que representou, na ocasião, a contratação de 20 pessoas. Mas apesar do cenário negativo, o acumulado no ano foi de 1,32%, representando um aumento de cerca de 450 postos de trabalho no total. Já se considerados os últimos 12 meses, o acumulado é de -0,39%, o que significa uma redução de 150 postos de trabalho.

A queda no número de contratações não surpreendeu. De acordo com o Ciesp São Carlos, a tendência para o segundo semestre era essa. “Contudo, nós esperamos que em 2019 o cenário seja melhor. Em conversa com os industriais, já pudemos perceber um clima mais otimista para o ano que vem”, observou o diretor titular do Ciesp, Emerson Chu.

Este é o terceiro mês do ano em que o número de demissões supera o de contratações. Em junho o saldo negativo foi de 100 postos de trabalho; em outubro, o levantamento apontou queda de 200 postos de trabalho, mas uma revisão de uma usina de alimentos fez esse número se elevar a 300, mantendo o índice de pior resultado do ano.

INFLUÊNCIAS

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do Ciesp - São Carlos no mês de novembro foi influenciado pelas variações negativas de produtos têxteis (-5,98%), bebidas (-5,54%), máquinas e equipamentos (-0,38%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-1,23%). Dos quatro setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região, os três primeiros já tiveram índices negativos no mês anterior.

CIESP

O Ciesp reúne empresas industriais e parceiros ligados ao setor produtivo, dá suporte aos empresários e os representa junto à sociedade e aos governos municipal, estadual e federal. Frequentemente, promove estudos e debates sobre temas de interesse dos associados e é o responsável por levar as demandas do setor às autoridades.

A Regional de São Carlos compreende também Ibaté, Ribeirão Bonito, Dourado, Trabiju, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Analândia, Porto Ferreira, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição e Santa Rita do Passa Quatro.

* Os gráficos abaixo demonstram a evolução da Diretoria Regional - São Carlos nos últimos 24 meses e a comparação do mesmo mês nos anos anteriores, respectivamente.


COMPARATIVOS COM ANOS ANTERIORES

Leia Também

Últimas Notícias