sexta, 19 de abril de 2024
Natal nos Trilhos

Locomotiva recuperada e iluminada passará por Ibaté

15 Dez 2018 - 13h03Por Redação
Locomotiva recuperada e iluminada passará por Ibaté - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Durante uma semana, a locomotiva 7202 vai circular iluminada por 25 cidades de São Paulo, como parte da programação do Natal nos Trilhos da Rumo. Com dois vagões históricos, a composição sai de São José do Rio Preto no próximo dia 16, terminando o roteiro em Jundiaí no dia 22, passando por Ibaté no dia 18 de dezembro, com horário previsto para às 20h30.

As poucas locomotivas do modelo especial GE C30-7A foram usadas nos anos 1990 para transportar produtos agrícolas ao litoral paulista. Das sete unidades existentes, apenas uma pode ser incorporada ao acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) – a número 7202, restaurada em parceria com a Rumo.

Em Ibaté, o melhor local para ver a passagem da Maria Fumaça iluminada pela cidade será no Distrito Industrial. “As informações que temos é que essa Maria Fumaça é centenária, com isso preserva a memória da ferrovia e é a oportunidade de as pessoas sentir a magia e as luzes de Natal de uma maneira diferente”, destacou o prefeito José Luiz Parella (PSDB).

Zé Parella convida a população para prestigiar e ver a Maria Fumaça passar por Ibaté. “É uma oportunidade única para a população ibateeense, tanto para as crianças, jovens, adultos e idosos, que irão vivenciar algo novo”, ressaltou o prefeito.

Depois de passar por revisões elétrica e mecânica, a locomotiva foi reparada para receber uma pintura especial em homenagem à história ferroviária do estado. Pioneiro no Brasil, o design no estilo "heritage" (do francês "héritage", que significa "herança") recupera detalhes das antigas concessionárias que operaram no trecho.

Além das marcas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CPEF), que completou 150 anos em 2018, e da Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa), há também um símbolo de união entre Rumo e ABPF, simbolizando a parceria das duas instituições. "Este é um cuidado permanente da Rumo: pensar no futuro valorizando o passado, garantindo boas memórias e unindo gerações com a ferrovia", afirma a coordenadora de Comunicação e Engajamento da Companhia, Carmen Maron.

NATAL NOS TRILHOS

O projeto Natal nos Trilhos surgiu em 2017, com a passagem das locomotivas iluminadas "arrematando" uma série de iniciativas de responsabilidade socioambiental da Companhia. Entre ações de voluntariado envolvendo colaboradores, reciclagem de materiais, visitas a instituições carentes e apresentações culturais, a passagem de trens iluminados levou luz e cor a milhares de pessoas. "Durante todo o ano, desenvolvemos dezenas de atividades voltadas à comunidade parceira da ferrovia. É uma grande oportunidade poder encerrar nossas atividades com o sentimento de união e esperança que o Natal nos traz", ressalta Carmen.

SEGURANÇA

Para que todos possam assistir à passagem da locomotiva em segurança, a Rumo chama a atenção para alguns cuidados essenciais:

        * Pare, olhe e escute, respeitando a sinalização nas passagens em nível;

        * Mantenha distância segura da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;

        * Escolha um local seguro para registrar suas imagens;

        * Nunca toque ou suba em locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados;

        * E lembre-se: o Natal é a celebração da vida. Se não for seguro, não faça!

Leia Também

Últimas Notícias