sábado, 20 de abril de 2024
Região

Ibaté realiza campanha de vacinação contra a Gripe

24 Abr 2014 - 09h02Por Assessoria Imprensa da Prefeitura de Ibaté
0 - 0 -

A Prefeitura Municipal de Ibaté, através do Departamento de Saúde e Vigilância Epidemiológica iniciou nesta terça feira 23, a Campanha Nacional contra a Gripe, que veio com o título: “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar”. 

Oficialmente essa campanha se estende até o dia 09 de maio, e o dia “D”, o dia nacional de mobilização, será neste sábado, dia 26 de abril das 8h00 às 17h00 em todas as unidades de saúde do município.

Porém é importante destacar que a dose já está disponível a todos que se enquadram no quadro de vacinação em todas as Unidades de Saúde, no período das 07h00 às 17h00, sendo indispensável a apresentação da carteira de vacinação.  

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, é  de elevada  transmissão que ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar. 

A vacina protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B/Massachusetts que pertencem aos grupos que causam  as formas mais graves da doença.

Tem um perfil de segurança excelente e é bem tolerada. É constituída por vírus inativados, o que significa que contêm somente vírus mortos e não causam a doença, apenas ativam o sistema imunológico.

As doses devem ser aplicadas antes do período de inverno, períodos com mais probabilidades de infecções respiratórias devido às condições climáticas.

Quem poderá receber a vacina?

Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos.

Gestantes e Puérperas (até 45 dias após o parto).

Trabalhadores da saúde, indígenas ,pessoas com doenças crônicas(Hipertensão, Diabetes, Doenças respiratórias, Hepatopatas, Nefropatas, portadores de HIV, transplantados e imunossuprimidos, dentre outros).

Idosos a partir de 60 anos, portadores de trissomia (síndrome de Down ou outras síndromes),  população prisional e os funcionários do sistema prisional

A Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Francisca de França ressalta que além da importância em aderir a vacinação, a população deve manter hábitos saudáveis de higiene como mecanismo de prevenção, como por exemplo,  lavar as mãos ou aplicar álcool gel antes e após usar o banheiro, tossir, espirrar, limpar os olhos.

Evitar ambientes aglomerados e fechados quando estiver resfriado, proteger a boca e nariz quando tossir ou espirrar,manter a casa ventilada, ingerir muito liquido e dieta balanceada.

A prefeita Lu Spilla faz o convite a toda a população para que participem de tão importante campanha. 

“Compareçam, tragam seus filhos, pois é de grande importância esta campanha,   peço a participação de todas as pessoas que fazem parte do grupo”, destacou a prefeita. 

Leia Também

Últimas Notícias