sexta, 19 de abril de 2024
Educação

Escola Municipal de Ibaté desenvolve projeto no mês de abril

17 Abr 2019 - 13h10Por Redação
Escola Municipal de Ibaté desenvolve projeto no mês de abril - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O mês de abril foi marcado pelo Projeto Leitura na escola Julio Benedicto Mendes. Durante todo o mês os docentes abordaram a importância da leitura, debatendo sobre duas datas importantes, o Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia do Índio.

Para o diretor Alexandre Moraes Gaspar, as crianças e adolescentes passam a maior parte do tempo na escola, e ela tem função de estimular o desenvolvimento das aptidões, do senso crítico, da aprendizagem e da formação de cidadãos que sejam capazes de conviver em sociedade. “Dentro da proposta pedagógica adotada, acreditamos que através de projetos os alunos têm a oportunidade de aprender conceitos que possam levar por toda a vida, como conviver em harmonia, respeitar o próximo, aprender trabalhar em grupo, ser criativo, ter uma linguagem bem desenvolvida, constituir uma leitura de mundo de forma inteligente e que lhe abra novas perspectivas, ser perceptivo aos fatores críticos, dentre outros”.

Para contextualizar o que os docentes trabalharam em sala de aula, na última terça-feira (16), a turma do 4º Ano C da professora Vânia Maria Frésca de Souza fez uma emocionante apresentação sobre o Dia Nacional do Livro Infantil. Os alunos fizeram uma homenagem para Monteiro Lobato, escritor que dedicou-se à literatura infantil no Brasil. Já os alunos da professora Natalia Nascimento do 4º Ano A fizeram uma linda apresentação sobre o Dia do Índio, valorizando a cultura indígena.

Para Gaspar, fazer uma reverência para Monteiro Lobato é uma forma de incentivar a leitura, já que essa é uma geração voltada para o uso da tecnologia, e estão perdendo esse hábito. “O objetivo da comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil foi incentivar ainda mais o hábito da leitura, já que infelizmente o avanço das tecnologias está fazendo as pessoas perderem esse gosto. A leitura é essencial para entrarmos em contato com novos assuntos e criarmos um bom senso crítico, por isso deve ser estimulada ainda na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso. Sendo assim, investir na leitura é o primeiro grande passo para chegar ao sucesso”, ressaltou Gaspar.

Para a coordenadora Rosangela Cruz, a população indígena desenvolveu uma rica cultura formada por diversos costumes, línguas e saberes que ainda se mostram vivos no interior da sociedade brasileira. “Esta importante data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro. A comemoração do Dia do Índio faz homenagem a uma ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira” comentou Rosangela.

Para finalizar o primeiro bimestre o Diretor fez uma explanação sobre o verdadeiro significado da Páscoa. “Sabemos que os ovos de chocolate são os queridinhos da Páscoa, mas não são os protagonistas. A essência da Páscoa é o amor, por isso conscientizamos os alunos sobre a importância de compartilhar o amor em atitudes práticas, ou seja, escrevendo uma cartinha encorajadora a alguém, ajudando os pais nos afazeres domésticos, auxiliando um vizinho ou doando um brinquedo ou um agasalho. Esses são apenas alguns exemplos do que podemos fazer para ajudar o próximo, afinal, amor é atitude! Ressaltamos para que nossos alunos não cobrem dos pais, tios ou avós um ovo de chocolate, mas sim um abraço, um diálogo e afeto. Dessa forma as pessoas serão mais gentis, educadas, companheiras e o mundo será melhor. Para finalizar, vale ressaltar que a E.M. Julio B. Mendes é muito mais do que um local para estudar, é uma escola que visa o desenvolvimento pleno do cidadão, preparando nossos alunos para a vida! Feliz Páscoa!”, concluiu Gaspar.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) parabenizou a escola pelo Projeto e destacou a importância da leitura “O livro é importantíssimo na nossa vida, ajuda no vocabulário, na formação, pode nos entreter e ao mesmo tempo favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de uma dificuldade que enfrentamos em nosso cotidiano. Sendo assim, a escola tem um papel fundamental, estimulando a intimidade dos alunos com os livros, colhendo bons leitores, formando cidadãos críticos para lutarem por seus espaços na sociedade e no mercado de trabalho, sendo autônomos e realizando seus ofícios com eficiência. Parabéns para a direção, coordenação, professores e funcionários da escola Julio pelo Projeto”, comentou o chefe do Executivo.

Leia Também

Últimas Notícias