quinta, 25 de abril de 2024
Educação

E.M. Julio B. Mendes, em Ibaté, realiza Cantata de Natal

14 Dez 2018 - 15h06Por Redação
E.M. Julio B. Mendes, em Ibaté, realiza Cantata de Natal - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Com a proximidade do fim do ano, é comum as escolas realizarem as Cantatas de Natal, mas a escola Municipal Julio Benedicto Mendes fez na última semana uma Cantata de Natal diferente.

Segundo o Diretor Alexandre Moraes Gaspar foi um dia cheio de emoção, magia e reflexão. Os alunos de toda Unidade de Ensino fizeram apresentações de músicas que não são tradicionais da época. O professor de Música Fernando Henrique Vargas ensaiou com os alunos no mês de novembro as músicas “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré, “Epitáfio” do Titãs e “Roda Viva” de Chico Buarque. “As músicas escolhidas pelo professor de Música trouxeram mensagens positivas, de esperança, união, alegria e liberdade. É bastante comum nessa época do ano as escolas realizarem festas e cantatas com músicas de temas natalinos, entretanto, é muito importante valorizar a música popular brasileira, sendo perfeitamente possível fazer isso utilizando músicas bastante importantes para a nossa história e que trazem mensagens que remetem a renovação da vida. Das três músicas escolhidas, duas são de um período histórico muito conhecido e debatido: a ditadura militar. “Roda viva” de Chico Buarque e “Pra não dizer que não falei das flores” de Geraldo Vandré remetem às dificuldades que estudantes, artistas, músicos e trabalhadores do campo e da cidade sofriam naquele período, e como a união e a força de vontade da população, sem distinção das diferenças socioeconômicas são importantes para se mudar uma realidade difícil para melhor, seja em âmbito local, municipal, estadual ou até nacional.  Já a música “Epitáfio”, da banda de rock brasileira Titãs mostra como uma vida pesada, carregada de responsabilidades, obrigações e regras podem nos colocar à margem das coisas mais simples e belas da vida, como o nascer e o pôr do sol, o bom relacionamento humano e a aceitação dos próprios erros” comentou Gaspar.

Para finalizar esse momento de reflexão sobre a vida e amor ao próximo, a Unidade de Ensino fez uma doação para a Assistência Social do município de 700 peças de roupas arrecadas durante o ano letivo. “Essas roupas ajudarão outras pessoas, e esse é o verdadeiro espírito de Natal. Temos que aprender a ser solidários, pensar no outro e fazer o bem sem ver a quem, não só nessa época, mas durante todo o ano. Que todos tenham um excelente Natal e um próspero 2019!”, finalizou Gaspar.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) parabenizou a direção, coordenação, professores e funcionários pelo trabalho realizado durante todo o ano letivo e aproveitou a oportunidade para agradecer os funcionários da Rede Municipal de Ensino. “A escola Julio Benedicto Mendes está de parabéns pelo trabalho realizado durante todo o ano, encerrando com uma linda atitude, que é ajudar o próximo. Ao término desse ano, onde os sentimentos de fé e esperança renovam-se, agradeço o trabalho de todos os professores, funcionários, coordenadores e diretores da Rede, que fizeram um trabalho brilhante durante o ano. Que Deus ilumine o caminho de todos, afastando o pensamento de desesperança e de descrédito em nosso semelhante. Tenhamos força e tranquilidade para enfrentarmos um novo ano que está por chegar, que nossos sentimentos de coragem, superação e justiça estejam presentes no ano de 2019! Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos que trabalham na área da educação, aos alunos, pais e toda população da nossa querida e amada Encanto do Planalto!”, finalizou o chefe do executivo.

Leia Também

Últimas Notícias