terça, 23 de abril de 2024
Região

Duas mortes pelo vírus Influenza H1N1 são confirmadas na região

11 Abr 2018 - 14h41
Duas mortes pelo vírus Influenza H1N1 são confirmadas na região -

Os resultados dos exames feitos pelo Instituto Adolfo Lutz de dois pacientes que faleceram no Hospital da Unimed, em Rio Claro, em decorrência de problemas respiratórios graves, deram positivo para o vírus da Influenza H1N1. A informação chegou na tarde desta terça-feira. Na segunda-feira (9), o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, fez pedido para que o Adolfo Lutz acelerasse a conclusão das análises, o que foi feito em menos de 24 horas.

Desde que foi informada sobre os dois casos, na semana passada, a Vigilância Epidemiológica de Rio Claro está tomando todas as providências que fazem parte do protocolo de ações do Ministério da Saúde para suspeitas ou confirmações de Influenza.

As ações de controle e prevenção estão sendo desenvolvidas com a supervisão do Grupo de Vigilância Epidemiológica e demais componentes da equipe estadual.

A Secretaria de Saúde de Rio Claro esclarece que não há motivo para alarme, uma vez que a cidade não vive um surto da doença. O secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, ressalta que cuidados simples ajudam a evitar a doença, conforme orienta o Ministério da Saúde. Entre as ações recomendadas, as pessoas devem lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais com aglomeração de pessoas.

No dia 23 deste mês, o Ministério da Saúde lançará campanha nacional de vacinação contra a gripe. Rio Claro já está organizada para sua participação na campanha. A Secretaria Municipal de Saúde divulgará à população os critérios e recomendações para a vacinação, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Grupo Rio Claro

Leia Também

Últimas Notícias